sexta-feira, 10 de março de 2023

À CONVERSA COM LUÍSA DUCLA SOARES

 

Fotografias: Ana Gonçalves

O dia 9 de março era aguardado com muita expectativa. Esperava-se um encontro memorável com a escritora Luísa Ducla Soares, com o músico Daniel Completo e com o ilustrador Nuno Completo.

Luísa Ducla Soares é, aliás, uma das escritoras mais acarinhadas pelos nossos meninos, que conhecem muitas das suas obras.

Ver a escritora ao vivo… aquela pessoa que só conhecem na forma de letras e de textos… parecia magia!

Infelizmente, motivos de saúde impediram que a escritora estivesse presente fisicamente, mas esteve connosco, graças às maravilhas da internet, e respondeu, com amabilidade, delicadeza, paciência e muita doçura, a TODAS as questões que os nossos meninos lhe colocaram.

Aqui ficam algumas dessas questões.

Aluno 1 – Há algo que ainda não fez e que gostasse de concretizar?

Luísa Ducla Soares – Gostava de escrever mais teatro.

Aluno 2 – Qual foi o livro que mais gostou de escrever?

Luísa Ducla Soares – Foi um livro que escrevi quando tinha dez anos.

Aluno 3 – O que a levou a ser escritora?

Luísa Ducla Soares – Em primeiro lugar, foi o facto de ser leitora. Lia muito. Um dia, escrevi um texto de que a professora gostou e ela publicou-o no jornal da escola.

Aluno 4 – Na nossa idade, tinha um gosto especial pela escrita?

Luísa Ducla Soares – Sim, gostava de escrever histórias e, sobretudo, poesia, porque me encanta o som das palavras.

Aluno 5 – No que se inspira para escrever os seus poemas?

Luísa Ducla Soares – Muitos dos meus poemas são baseados na natureza, em animais (já tive setenta e dois), nos sentimentos humanos e nas coisas que vejo no dia a dia.

Aluno 6 – Quando não se sente bem, expressa os seus sentimentos nos poemas?

Luísa Ducla Soares – Quando não me sinto bem, escrevo. O que escrevo exprime o estado de espírito em que estou. Quanto mais triste estou, mais tento escrever sobre coisas engraçadas.

Aluno 7 – Gosta mais de texto poético ou de texto narrativo?

Luísa Ducla Soares – Gosto dos dois, mas talvez goste mais de poesia. Também gosto de teatro.

Aluno 8 – Em que ano se tornou escritora?

Luísa Ducla Soares – Em 1949. Tinha dez anos.

Aluno 9 – Qual foi o livro que lhe deu mais trabalho a escrever?

Luísa Ducla Soares – Foram livros sobre História. Foi uma coleção sobre a História de Portugal, desde a pré-história até à União Europeia. Tive de estudar muito e fazer investigação sobre toda a História de Portugal.
E também os livros de lengalengas. Fiz recolhas ao longo de muitos anos, em todo o país, incluindo no Algarve.

Aluno 10 – Qual foi o primeiro livro que escreveu?

Luísa Ducla Soares – Foi um quando eu tinha dez anos. Chamava-se «Os Meus Versos», mas não era muito bom.

Aluno 11 – Quantas obras já escreveu?

Luísa Ducla Soares – Não sei quantas escrevi, mas já publiquei 185 livros. E ainda há alguns que escrevi que pretendo publicar.

Aluno 12 – Há quantos anos escreve histórias para crianças?

Luísa Ducla Soares – Comecei a escrever com treze anos. Inventava histórias para contar ao meu irmão mais novo. Aí, criei muita prática, porque todos os dias tinha de inventar uma história nova.

Aluno 13 – Onde costuma escrever os livros?

Luísa Ducla Soares – Escrevo em qualquer parte: no jardim, na mesa, na praia… e até em cima de uma gata, da minha gata, que gosta de se sentar no meu colo.

Aluno 14 – Gosta de escrever livros para crianças? E onde se inspira?

Luísa Ducla Soares – Inspiro-me em tudo: na natureza, nos animais, em conversa que ouço no autocarro, nas conversas com amigos, nos meus netos e nas suas marotices e também nas perguntas que os meninos das escolas me fazem.

Obrigada, Luísa Ducla Soares, por ter estado connosco. Obrigada também ao músico Daniel Completo e ao ilustrador Nuno Completo pela vossa arte e pela boa disposição com que nos receberam.

Um agradecimento especial à Biblioteca Municipal por nos ter proporcionado este encontro.  

Finalmente, uma palavra de apreço para todos os professores que tão bem orientaram os alunos na formulação das questões que colocaram à escritora.

Sem comentários: