quinta-feira, 16 de março de 2023

ESCRIT@TOP.COM - TEXTO DE OPINIÃO: «BULLYING NAS ESCOLAS»

 

BULLYING NAS ESCOLAS 

Do meu ponto de vista, o «bullying» é algo que não tem total sentido. O que ganham as pessoas que o praticam? Não ganham nada. Eu acho que quem o faz só quer aumentar o ego, aumentar a sua autoestima.
Os que praticam esta ação podem ter as suas razões, o agressor pode estar magoado, com problemas; pode querer diminuir os outros, porque acha divertido; por ser homofóbico; ou para ter a fama de ser rebelde, para que todos os temam. Mas nenhuma razão, qual seja, é desculpa para o fazer, pois ao praticar «bullying» estamos a magoar as pessoas e isso não é «fixe».
É quase impossível evitar totalmente o «bullying», pois não serve de nada dar um «sermãozinho» e deixar o assunto passar. Isso não vai dar em nada, só vai fazer com que o agressor faça mais ameaças para que quem sofre não conte a ninguém.
Mas há outras formas de prevenir ou «curar» o «bullying», como por exemplo: os professores e os pais (adultos) devem falar sobre esse assunto, explicando o que é o «bullying», o que podemos fazer para o evitar, porque é que há pessoas que sofrem e outras variadas coisas que é importante saber a esse respeito.
Quem sofre, por outro lado, não deve ter medo do agressor, pois isso vai aumentar o ego deste; não deve cair nas suas ameaças, deve antes falar com alguém.
Estas são algumas formas de prevenir e refletir sobre o «bullying», para perceber apenas que é uma atitude péssima, que não dignifica em nada o ser humano, seja criança seja adulto.    

Lara Gonçalves, 7.º C, n.º 8.

Imagem retirada de: https://www.hogrefe.com/pt/artigo/o-bullying-em-contexto-escolar

Sem comentários: