quarta-feira, 29 de março de 2023

LER+ COM HISTÓRIA E EXPRESSÃO - PRODUÇÃO ESCRITA III (JOAQUIM CARREIRA)

Continuamos a publicar trabalhos produzidos pelos alunos do 9.º ano na disciplina de História, no âmbito do DAC «Ler+ com História e Expressão».

O que hoje se publica, produzido pelo aluno Miguel Loureiro, da turma B do 9.º ano, dá-nos a conhecer uma personalidade cuja ação ainda está pouco divulgada.

Imagem retirada de:https://rr.sapo.pt/noticia/religiao/2016/06/04/a-lista-do-padre-carreira-a-

JOAQUIM CARREIRA

Joaquim Carreira nasceu em 1908 no Souto de Cima, concelho de Leiria. No seminário de Leiria, foi um aluno aplicado, de tal forma que, em 1925, foi continuar os estudos em Roma, na Universidade Pontifícia Gregoriana, onde viria a licenciar-se em Filosofia e Direito Canónico e a doutorar-se em Teologia. Depois de ter regressado a Portugal em 1931, o bispo de Leiria decidiu enviá-lo para Roma para ocupar o cargo de vice-reitor do Colégio Pontifício Português. Estava-se em maio de 1940, em plena II Guerra Mundial e, em Roma, “reinava” Mussolini. Entre 1943 e 1944, durante a ocupação nazi de Roma, o Padre Carreira arriscou a vida, acolhendo refugiados, políticos ou não, fascistas e antifascistas, judeus e não judeus. A Itália estava em forte contenção e os alimentos eram racionados, mas o Padre Carreira assumiu a responsabilidade de alimentar os seus hóspedes. Abandonaria o Colégio Português ao fim de dezasseis anos. Consagrado monsenhor em 1950, Joaquim Carreira desempenhou, a partir de 1952, a função de conselheiro eclesiástico da embaixada portuguesa junto da Santa Sé. Faleceu no dia 7 de dezembro de 1981, em Roma, com 73 anos, num ambiente de pobreza e simplicidade, e foi sepultado num jazigo do Colégio Pontifício Português.

 A ação deste português é muito pouco conhecida, mas começa finalmente a ser divulgada. Em 2008, a diocese Leiria-Fátima produziu alguns textos sobre a sua vida e obra, na passagem do centenário do seu nascimento. Em 2012, o Colégio Pontifício Português revelou uma lista de antifascistas e judeus refugiados, salvos pelo padre Joaquim Carreira.

Autor do trabalho: Miguel Loureiro, 9.º B.

Fonte consultada:
Mundo Português (2014). São portugueses e ‘Justos entre as Nações’ por terem salvo judeus durante a II guerra mundial. Retirado de https://www.mundoportugues.pt/2014/12/31/62046/

Sem comentários: