terça-feira, 28 de março de 2023

LER+ COM HISTÓRIA E EXPRESSÃO: PRODUÇÃO ESCRITA II (ARISTIDES DE SOUSA MENDES)

No âmbito do DAC «Ler+ com História e Expressão», e mais especificamente da disciplina de História, publica-se, a seguir, um texto sobre a temática da Segunda Guerra Mundial / Holocausto produzido pela aluna Inês Damásio, da turma A do 9.º ano.  

Capa de livro de banda desenhada, que encontras na biblioteca da tua escola
Duas páginas da obra acima referida

Aristides de Sousa Mendes foi um diplomata português que nasceu a 19 de julho de 1885 em Cabanas de Viriato, no distrito de Viseu, e morreu a 3 de abril de 1954 em Lisboa, com 68 anos.
Este senhor ficou conhecido por salvar a vida de mais de trinta mil refugiados que procuravam escapar do terror nazi durante a Segunda Guerra Mundial. Enquanto diplomata de Portugal em Bordéus, no ano da invasão da França pela Alemanha Nazi na Segunda Guerra Mundial (1940), desafiou ordens expressas do ditador António de Oliveira Salazar, que acumulava a função de ministro dos Negócios Estrangeiros, e, durante três dias e três noites, concedeu milhares de vistos de entrada em Portugal a refugiados de várias nacionalidades que desejavam fugir de França em 1940. 
Com este feito, foram-lhe concedidos vários prémios, tais como; Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo (1995); Grã-Cruz da Ordem da Liberdade (2017); Oficial da Ordem da Liberdade (1987); “Justos entre as nações” (Jerusalém, 1966) e Virtus et Fraternitas Medal (2022). Também lhe fizeram várias homenagens demonstrando gratidão por toda a sua assistência aos refugiados.

Autora do Trabalho: Inês Damásio, 9.º A.

Fonte consultada: 
Wikipédia. Aristides de Sousa Mendes. Retirado de https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Aristides_de_Sousa_Mendes

Sem comentários: