segunda-feira, 27 de março de 2023

LER+ COM HISTÓRIA E EXPRESSÃO: PRODUÇÃO ESCRITA I (O RACISMO)


O projeto «Ler+ com História e Expressão», implementado no 9.º ano na modalidade de DAC (Domínio de Articulação Curricular), envolvendo as disciplinas de Educação Visual, Português e História, começou com atividades de leitura e está a evoluir para a produção escrita. 


Depois da leitura e ilustração de alguns excertos da obra O Caderno do Avô Heinrich, de Conceição Dinis Tomé, na disciplina de Educação Visual, os alunos passaram para a leitura autónoma de obras associadas aos conteúdos estudados na disciplina de História - II Guerra Mundial / Holocausto. Na atividade «À Roda dos Livros», que resulta de uma parceria entre a Biblioteca Escolar e a docente de Português, foram apresentados diferentes títulos sobre esta temática, o que permitiu a consolidação/aprofundamento dos conhecimentos adquiridos anteriormente.








Posteriormente, os alunos passaram para atividades de escrita sobre diferentes temáticas relacionadas com este conteúdo.


Publica-se, a seguir, um texto que aborda a problemática do racismo, produzido pelo aluno Bruce Dias, da turma B do 9.º ano, no âmbito da disciplina de História. 

O racismo ainda é uma triste realidade em muitos lugares do mundo. Apesar dos avanços nos últimos anos de luta contra a discriminação racial, ainda há muitos desafios a serem enfrentados para alcançar uma sociedade mais justa e igual.
Infelizmente, o racismo está presente em muitas áreas do mundo, no mercado de trabalho, na educação, na justiça e até mesmo no dia a dia. Muitas vezes essa discriminação é subtil e pode passar despercebida, mas os seus efeitos são muito prejudiciais.
O racismo não afeta só aqueles que são diretamente discriminados, mas também prejudica toda a sociedade. Quando pessoas são excluídas ou discriminadas por causa da cor da sua pele, origem étnica ou nacionalidade, isso prejudica a integração e coesão social, além de limitar as oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.
É importante lembrar que o combate ao racismo não é apenas responsabilidade das vítimas de discriminação, mas sim da sociedade em geral. Todos nós temos um papel na luta contra a discriminação racial e devemos trabalhar juntos para criar um mundo onde a igualdade e a diversidade sejam valorizadas e respeitadas.
Por fim, é fundamental que as políticas públicas e as leis trabalhem para combater o racismo e promover a igualdade de oportunidades. As empresas e organizações também devem adotar medidas para garantir que não haja discriminação racial nas suas práticas e processos de contratação.
Devemos todos esforçar-nos para construir uma sociedade mais justa e igualitária, onde o racismo não tem lugar.

Autor do trabalho: Bruce Dias, 9.º B.

Sem comentários: