quinta-feira, 23 de junho de 2022

SELO CURIOSO 29 - HISTÓRIA (REGICÍDIO)

A coleção de selos antigos que está à guarda da biblioteca escolar continua a incentivar o trabalho de pesquisa e a produção de textos por alguns dos nosso alunos.

O selo que a seguir se publica, faz parte da emissão «Museu Nacional dos Coches», publicada em 1952, representando o Coche da Embaixada (século XVIII), um dos carros triunfais da embaixada que D. João V mandou a Roma em 1716.

Este selo, que três dos nossos alunos do 2.º ciclo associaram imediatamente ao tempo «dos reis e das rainhas», incentivou-os a realizar uma pesquisa sobre os acontecimentos que conduziram ao fim da monarquia em Portugal, um dos temas que estavam a estudar na disciplina de História e Geografia de Portugal, orientados pela professora Débora Boto.

O texto coletivo que produziram narra-nos, de uma forma clara e sintética, como tudo se passou.

D. Carlos foi assassinado, juntamente com o seu filho mais velho D. Luís Filipe. A família real regressava de Vila Viçosa e seguia num coche aberto, quando o monarca e o filho foram alvejados a tiro.

O Regicídio, ocorrido em 1908, foi a data da morte do Rei D. Carlos I e do seu filho Luís Filipe. O atentado foi preparado por um pequeno grupo de conspiradores ligados à Carbonária portuguesa, a sociedade secreta e revolucionária que estava, na altura, associada ao movimento republicano. Os acontecimentos ocorreram a 1 de fevereiro de 1908 na Praça do Comércio, junto ao Rio Tejo, em Lisboa, vulgarmente conhecida pelo seu antigo nome de Terreiro do Paço.
Este assassinato marcou profundamente a História de Portugal, assinalando o fim da última tentativa séria de reforma da Monarquia Constitucional e criando uma nova onda de violência na vida pública do país.
Após este acontecimento, subiu ao trono D. Manuel II, filho mais novo de D. Carlos, com apenas 18 anos de idade. Devido à tenra idade, D. Manuel tinha uma fraca preparação para governar e teve muitas dificuldades em repor a ordem no país e em conter a fúria republicana contra a monarquia. Estavam reunidas as condições para uma revolução e a Implantação da República Portuguesa.

Informação retirada de: 


Autoras do trabalhoLisa Ferreira, 6.º A; Catarina Carneiro, 6.º A; Mariana Silva 6.º A.

Sem comentários: