quarta-feira, 8 de junho de 2022

ESCRIT@TOP.COM - TEXTO DE OPINIÃO: QUEM SERÃO OS VERDADEIROS HERÓIS DOS DESCOBRIMENTOS: OS MARINHEIROS QUE PARTIRAM? OS FAMILIARES QUE FICARAM? (TEXTO I)

 

 Cesse tudo o que a Musa antiga canta,/
Que outro valor mais alto se alevanta.
 (in «Os Lusíadas», Luís Vaz de Camões.)

QUEM SÃO OS VERDADEIROS HERÓIS DOS DESCOBRIMENTOS:
OS MARINHEIROS QUE PARTIRAM? OS FAMILIARES QUE FICARAM?

O conceito de «heroicidade» é bastante complicado, visto que depende muito do ponto de vista de cada indivíduo. É raro o caso em que se vê a cem por cento quem é bom e quem é mau.
Na minha opinião, nem sempre há o lado bom e o lado mau, há diferentes modos de ver as coisas. N’«Os Lusíadas», eu acho que os heróis são os marinheiros, porque arriscam as suas vidas e abdicam de tudo o que têm por algo maior que eles próprios, a nação, e, do meu ponto de vista, isso é um ato heroico, bondoso e nobre.
Outro motivo para eu achar os marinheiros os heróis é que apesar de os familiares não concordarem com a ida deles, eles vão. Porque têm um objetivo a cumprir e mesmo que custe, eles sabem que é o melhor.
Para mim, o herói que escolhi tem correspondência nos dias de hoje e encontra-se nas pessoas que abdicam do conforto e da companhia dos seus entes queridos para cumprirem objetivos que têm na sua vida, o que pode significar, por exemplo, emigrar.
Concluindo, eu considero os marinheiros os heróis da história, porque são os que mais se sacrificaram pelo bem dos outros.

David Nobre, 9.º B, n.º 7

PINTURA: «A Partida de Vasco da Gama para a Índia em 1497», Alfredo Roque Gameiro, c.1900.

Fonte da imagem: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:A_partida_de_Vasco_da_Gama_para_a_%C3%8Dndia_em_1497.jpg


Sem comentários: