quarta-feira, 8 de junho de 2022

EU, LEITOR(A), SUGIRO «MARIA, OS SEGREDOS DA IRMÃ MAIS VELHA

 

Na minha opinião, e tendo em conta os livros que já li, o meu favorito é «Maria, os Segredos da Irmã Mais Velha», da coleção dos Sete Irmãos. É escrito por Maria João Lopo de Carvalho e Margarida Fonseca Santos.

Gostei bastante deste livro, porque ela, Maria, apaixonou-se por um rapaz novo na escola, o João Pedro, mas não sabe se terá sido «mesmo a valer». Além disso, há Hugo, um outro rapaz que os quer separar. Maria era uma rapariga insegura, achava-se feia e, por isso, pensava que um rapaz daqueles nunca iria olhar para ela da mesma forma que ela olhava para ele… Eu acabei por me identificar com esta personagem, pois, na adolescência, todos, ou quase todos, temos esses problemas, ambos os sexos, masculino e feminino. E o amor é uma coisa que nos pode ajudar. Ou não.
Por outro lado, a história pode tornar-se um pouco confusa, com a Maria e os segredos da irmã (ou então, fui eu que a li da forma errada). Li-o quando era muito mais nova e achei-a um pouco complicada, o que pode ser uma desvantagem para o leitor. No entanto, e apesar disso, é um livro rápido de ler e as páginas têm uma textura áspera e rugosa, o que acaba por ser diferente. A capa podia ser aperfeiçoada, mas o que conta é o conteúdo, não a aparência.
Li este livro nas férias do natal, andava no 5.º ano, estava na casa da minha tia, em Portimão. Lembrei-me de indicar este livro, porque eu não queria ler, mas a minha tia disse que se o lesse, me levava às compras. Como sempre, adorei ir às compras. Mas a verdade é que também li o livro e o mesmo acabou por superar as minhas expectativas!

 Margarida Gaio, 9.º C, n.º 8


Sem comentários: