quarta-feira, 22 de junho de 2022

EU, LEITOR(A), SUGIRO «O ANIBALEITOR»

 

        E o Anibaleitor saiu da sombra. O luar embateu no seu rosto, se é que se podia chamar rosto àquela massa enorme e negra, maior que um portão, inclinada à minha frente.
(in «O Anibaleitor», Rui Zink.)  
  

«O Anibaleitor», um livro de Rui Zink recomendado para o 8.º e 9.º ano, não está perto da realidade, o que se vê logo pelo título. Mas faz-nos pensar em muitas questões do dia a dia, relacionadas com a leitura.

De facto, mesmo não sendo um livro muito realista, consegue atrair os alunos, pois é muito interessante e fácil de ler. Conta a história de um jovem que, fugindo à «Guarda do Reino», embarca numa viagem em busca de um famoso e misterioso animal, o Anibaleitor.
Sendo um livro que fala de um animal, que sabe ler, parecido com um gorila, lembra às pessoas um pouco mais velhas de um filme chamado «King Kong», pois tem bastantes semelhanças, começando com a do gorila, a ilha esquecida e, por último, a chegada do jovem à ilha e o aprisionamento do animal. Felizmente, o monstro foi solto pelo rapaz, que acabou por se tornar escritor!
Rui Zink fez deste livro uma boa novela, pois é divertido e, ao mesmo tempo, didático, já que fala do amor pelos livros e da importância da leitura.
Resumindo, «O Anibaleitor» é um livro interessante, bastante compreensível, que atrai os alunos e que acaba por ser bastante «familiar» para certas pessoas.

 Manuel Rosa, 9.º C, n.º 7 

Sem comentários: