sábado, 7 de maio de 2022

SELO CURIOSO 27 - HISTÓRIA (MARQUÊS DE POMBAL)


 O selo que hoje se publica, mais um da coleção privada da nossa biblioteca escolar, foi publicado em 1972 e faz parte de uma «Emissão Comemorativa da Reforma Pombalina da Universidade».
Este selo conduziu a aluna Carolina Cruz, da turma B do 8.º ano, a um trabalho de pesquisa sobre a vida e obra do Marquês de Pombal que deu origem à nota biográfica que a seguir se transcreve.

BIOGRAFIA DO MARQUÊS DE POMBAL 

Sebastião José de Carvalho e Melo, mais conhecido como Marquês de Pombal, nasceu no dia 13 de maio de 1699. Era filho de Manuel de Carvalho e de Teresa Luísa de Mendonça, membros da nobreza. Frequentou o curso de Direito na Universidade de Coimbra. Em 1723 casou-se com Teresa de Noronha e Bourbon Mendonça e Almeida. Foi Conde de Oeiras, diplomata e Secretário de Estado durante o reinado de D. José I. Desenvolveu o comércio colonial com o Brasil, criou companhias de comércio e foi responsável pela reconstrução da cidade de Lisboa após o terramoto de 1755. Reforçou o poder do rei ao atacar os privilégios das famílias nobres e ao expulsar os jesuítas do Reino. Criou novas escolas como o Real Colégio dos Nobres e a Escola do Comércio. Após a morte de D. José I, em 1777, caiu em desgraça e perdeu a sua influência na Corte. Faleceu no dia 8 de maio de 1782.

Carolina Cruz, 8.º B, n.º 3

Fontes consultadas:



Sem comentários: