quinta-feira, 5 de maio de 2022

5 DE MAIO - DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA 2022


Comemora-se, hoje, dia 5 de maio, o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

O Agrupamento de Escolas de Monchique aderiu à proposta de celebração desta data apresentada pela Rede de Bibliotecas Escolares, com o propósito de «afirmar a língua portuguesa como plataforma global de entendimento e partilha entre alunos/escolas de diversas regiões e culturas».

Nesse sentido, os alunos da turma B do 5.º ano, orientados pelas professoras Débora Boto e Vânia Magalhães, estabeleceram uma interessante troca de emails com a turma do 5.º C da Escola Portuguesa de Macau e, de uma forma muito significativa, reduziram distâncias entre duas latitudes tão distintas.

Nos textos de ambos os emails é feita referência às principais características da região onde vivem,  são reveladas tradições, produtos típicos e atrações turísticas. A complementar a informação, várias fotografias levam-nos a viajar virtualmente para outras paragens, embalados pela sonoridade da língua portuguesa.


A turma do 6.º A, por sua vez, enviou para a Escola EB1,2/JI das Lajes das Flores, Ilha das Flores, Açores, dois postais ilustrados, fazendo referência ao Dia Mundial da Língua Portuguesa e convidando os colegas para uma troca de correspondência, a fim de darem a conhecer as regiões onde habitam. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Uaauuuu que bela iniciativa 👏👏👏👏