terça-feira, 31 de maio de 2022

EU, LEITOR(A), SUGIRO «OS RAPAZES DO LIXO»

 

           O meu livro preferido é «Os Rapazes do Lixo», de Andy Mulligan, publicado pela primeira vez a 3 de agosto de 2012. Eu achei o livro muito divertido.

Esta obra é uma espécie de romance policial para jovens que, de certa forma, representa a realidade de milhões de humanos na Terra. Eu considero este livro o melhor que já li, de sempre, porque tem muitas histórias com ações divertidas, mas também tristes, como no início do livro, que apresenta um miúdo chamado Raphael Fernández, cuja vida se resume a acordar todos os dias para ir apanhar lixo. 
Na sua doce cidade, há coisas difíceis de aceitar. Como haver demasiadas pessoas sem uma simples casa de banho ou água potável. Aqui, vê-se a realidade de muitos jovens que, possivelmente, terão uma vida sem escola. Eu, e muitos outros, temos essa possibilidade, mas reclamamos! Reclamamos sem pensar nos outros, em todos aqueles que gostariam de ir à escola e ter uma casa com, no mínimo, paredes e teto. Alguns de nós têm tudo isso e muito mais, como cadeiras e mesas no espaço escolar, balizas e cestos para jogar futebol e basquetebol, entre outras coisas.... Enfim, acho que nós, alunos, não temos o direito de reclamar da estrutura da escola, pois temos é que aproveitar o que existe e o que a escola nos proporciona. Algum dia, poderá acabar e, aí, vamos sentir saudades, também das conversas e das brincadeiras.
Neste livro, os jovens não têm oportunidade de brincar. Quem ler «Os Rapazes do Lixo» vai ponderar a sua vida e abrir os olhos. E irá adorá-lo, por causa de todas as ações, alegres e tristes. Mesmo que não goste de ler nada, com este livro vai ser diferente.

 Lauro Vicente, 9.º A, n.º 9

Fonte da imagem: https://www.wook.pt/livro/trash-os-rapazes-do-lixo-andy-mulligan/16016171

 

Sem comentários: