terça-feira, 17 de maio de 2022

EU, LEITOR(A), SUGIRO «A SEREIA»

 

          O livro «A Sereia», escrito por Kiera Cass e publicado em 2009, é um livro fictício. Uma espécie de inovação do mito em relação às sereias, que nos leva a pensar se a sua existência é ou não verdadeira. De facto, a maior parte do livro decorre na água, uma das personagens mais importantes, que vai tentar acabar com um romance simples e sincero entre uma sereia e um humano.

Do meu ponto de vista, o livro tem narrações fluídas e é fácil de ler. É um romance muito emotivo, que eu classificaria como entretenimento. As pequenas pausas na leitura despertam imagens no lugar das palavras. Ler em voz alta traz uma ânsia de voltar a lê-lo mais uma vez. É o tipo de livro que não queremos finalizar.
Naturalmente, somos ligados a cada personagem involuntariamente, como se o livro abrisse uma janela na qual os nossos sentimentos caem, como se caíssem sobre as próprias personagens. Personagens essas com histórias melancólicas. Mas as frases que o livro contém dão-nos uma sensação de conforto e bem-estar, como esta, dita por Kahlen, a rapariga que tinha sido transformada em sereia pela Água: «Mais uma vez, ele não se incomodou com o meu silêncio.» O silêncio tende a ser, muitas vezes, constrangedor, mas, no caso, isso não aconteceu, mostrando, pelo contrário, uma afeição aconchegante entre Kahlen e o seu amado humano, Akinli.
Esta história tem um final espantoso, que surpreende o leitor depois de todo aquele alvoroço, do mesmo modo que um arco-íris aparece depois da tempestade. Mas não o vou contar…
Acrescento que não é um livro muito pesado. A capa é lisa, com cores claras, e as páginas são levemente rugosas, com letras bem legíveis. Portanto, recomendo-o a todos os leitores que se interessam por livros que causam sentimentos intensos e de perplexidade. 

Jéssica Ramos, 9.º C, n.º 1

Fonte da imagem:  http://www.umoceanodehistorias.com/2016/07/resenha-sereia-kiera-cass.html


Sem comentários: