segunda-feira, 9 de maio de 2022

A SÉTIMA ARTE NA ESCOLA!

 «A SÉTIMA ARTE NA ESCOLA!»


Arquitetura, Escultura, Pintura, Música, Literatura e Dança.

Um, dois, três, quatro, cinco, seis.

E a sétima? Sabes qual é a sétima arte?

Cinema foi considerado a sétima arte apenas no século XX, pelo crítico de cinema italiano Ricciotto Canudo, que queria afastar a ideia de que o cinema era um simples espetáculo de massas, integrando-o assim no conjunto das Belas Artes.

E foi com isso em mente que o Departamento de Línguas da Escola Básica Manuel do Nascimento criou um projeto de Articulação Curricular intitulado «A Sétima Arte na Escola!». Envolve as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Francês, Inglês, Português, a Biblioteca Escolar, e todas as turmas e anos do 3.º ciclo!

O objetivo é promover o gosto pelo cinema, ao mesmo tempo que se treinam as competências implícitas à aprendizagem das várias línguas.

O primeiro objeto de estudo foi a curta-metragem «O Meu Avô», lançada em 2013 e realizada por Tony Costa. Suscitou amores e desamores. Deles te daremos conta. Depois da sua exibição, no 2.º período, e de uma reflexão conjunta nas aulas de Cidadania, seguiram-se atividades que resultaram em slogans, cartazes, textos (biografias, textos de opinião, recensões críticas…), entre outros produtos, que te iremos dando a conhecer ao longo do ano.

Neste 3.º período, haverá mais novidades, mais curtas-metragens, mas a maior novidade de todas, por agora, é mesmo a adesão do nosso agrupamento ao Plano Nacional de Cinema, o que nos permitirá ter acesso legal e orientado a muitos mais filmes.

Não é bom?

Sem comentários: