sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

HISTÓRIAS DA AJUDARIS ESCRITAS POR JOVENS AUTORES EM MONCHIQUE

 

    Há já vários anos que o Agrupamento de Escolas de Monchique colabora com a AJUDARIS, uma associação particular de carácter social e humanitária de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que luta diariamente contra a fome, a pobreza e a exclusão social. Os alunos da educação pré-escolar, do 1.º e do 2.º ciclo são convidados a produzir coletivamente um texto, uma história, sobre um determinado tema. As histórias são posteriormente apreciadas e selecionadas por um júri independente nomeado pela Ajudaris. As histórias selecionadas são ilustradas por um/uma artista solidário(a) e publicadas em livros, cuja compra é uma forma de apoiar financeiramente a associação.

    Normalmente, estes livros são compilações de histórias de alunos de muitas e diferentes escolas. No entanto, no ano letivo 2019-2020, o Agrupamento de Escolas de Monchique e a Câmara Municipal de Monchique aceitaram o desafio da Ajudaris e, sob a orientação da então diretora, a professora Maria de Jesus Duarte, alunos e professores de todos os níveis de escolaridade envolveram-se na produção de um conjunto de histórias coletivas, não só em língua portuguesa, mas também em inglês e em francês, inspiradas nas suas vivências e nos conhecimentos pessoais sobre a fauna, sobre a flora e sobre os lugares da nossa serra.

    Vários constrangimentos obrigaram ao adiamento da publicação destas histórias que só agora surgem compiladas em livro, sob o título «HISTÓRIAS DA AJUDARIS ESCRITAS POR JOVENS ESCRITORES EM MONCHIQUE», e que integram um requintadíssimo conjunto de ilustrações de vários artistas, que se disponibilizaram para colaborar com a Ajudaris.

    Paralelamente, também já chegaram às escolas, e estão disponíveis para venda, alguns exemplares do Volume V das «HISTÓRIAS DA AJUDARIS 22», que reúne textos coletivos de escolas dos distritos de Faro, Beja, Setúbal e Évora, e que inclui duas magníficas histórias escritas por duas turmas de Monchique. Estes volumes podem ser adquiridos na biblioteca escolar pelo valor de 6,00€.


Sem comentários: