terça-feira, 1 de novembro de 2022

EM OUTUBRO LEU-SE PARA A PAZ E HARMONIA GLOBAIS

Outubro, Mês Internacional da Bibliotecas Escolares (MIBE), chegou ao fim. 

Este ano, a Rede de Bibliotecas Escolares desafiou-nos a ler para a paz e harmonia globais e nós, no Agrupamento de Escolas de Monchique, respondemos ao desafio e lemos. Lemos no jardim de infância, no 1.º ciclo, nos 2.º e 3.º ciclos. Partilhámos leituras: os meninos mais crescidos leram aos mais pequeninos a obra O Cão e o Gato de António Torrado, transmitindo-lhes mensagens de tolerância, compreensão, altruísmo, aceitação do outro e respeito pela diferença.

A leitura foi também um pretexto para os meninos e meninas do 6.º ano voltarem às suas escolas do 1.º ciclo, revisitarem espaços, reverem as suas professoras, reencontrarem amigos… enfim, foram momentos de partilha recheados de emoção, num desejo comum de contribuir para um mundo melhor: um mundo de paz e harmonia.


Na Escola Básica Manuel do Nascimento, o destaque foi para a obra O Lápis Mágico de Malala, com seis alunas do 7.º ano a partilharem as suas leituras com as turmas do 5.º ano, dando a conhecer quem é Malala Yousafzai e deixando bem claro que a educação é um direito de todos.




Algumas das mensagens mais significativas de Malala (a que a professora de Português do 7.º ano chamou «Recados de Malala») chegaram à biblioteca escolar, após uma tarefa de pesquisa devidamente estruturada, e deram origem a excecionais trabalhos de ilustração na técnica de aguarela orientados, magistralmente, pelas artistas plásticas Clara Vicente e Meire Gomes, com a colaboração da professora de Educação Visual. Com efeito, no dia 24 de outubro, quarta segunda-feira do mês de outubro, Dia da Biblioteca Escolar, fomos mais além e desenhou-se pela paz e harmonia globais, numa homenagem a Malala Yousafzai e à sua luta por um mundo melhor.

Sem comentários: