quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

PROJETO «NEWTON GOSTAVA DE LER!» REÚNE JOVENS «ENGENHEIROS AEROESPACIAIS» NA BIBLIOTECA ESCOLAR

A biblioteca escolar voltou a receber, no passado dia 11 de janeiro, uma delegação de dezoito «engenheiros aeroespaciais», desta feita da turma B do 5.º ano, cuja missão era projetar e construir sofisticados trens de aterragem que evitassem a destruição de «frágeis naves espaciais» ao embater no solo. 

Antes disso, porém, todos os presentes usufruíram de uma poética viagem pelo espaço, nos poemas «Vaivém» de Jorge Sousa Braga (Pó de Estrelas, Lisboa, Assírio e Alvim, 2007, p. 48) e «O Sistema Solar» de José Jorge Letria (Corpos celestes, Lisboa, Texto Editora, 2008, p. 42).

Evidenciando sólidos conhecimentos sobre o espaço e uma invulgar capacidade de trabalhar colaborativamente, estes jovens «engenheiros» envolveram-se na construção de quatro projetos diferentes, usando com prudência os 50 milhões de euros que cada grupo tinha à sua disposição para investir na aquisição de materiais requintadíssimos: bolas de algodão, pedaços de esferovite, folhas de papel, cartolina, sacos de lixo, sacos de congelação, paus de espetada, balões, luvas, etc.

Infelizmente, nem tudo correu bem (como tantas vezes acontece nesta delicada área da engenharia), e uma nave desintegrou-se completamente ainda antes de ter sido lançada no espaço.

As restantes naves (os frágeis e delicados ovos crus) também não ficaram intactas: uma delas sofreu consideráveis danos ao embater no solo, depois de ter sido lançada de uma altura de dois metros; uma segunda nave apresentava alguns rombos na fuselagem; na terceira nave identificou-se uma ligeira fissura.

 Apesar de os resultados finais não terem correspondido totalmente às ambições dos nossos «engenheiros», a equipa da biblioteca escolar deliberou «condecorar» todos os participantes nesta ação, com uma «fantástica caneta aLer+», atendendo ao seu sentido de responsabilidade, à atitude cívica que revelaram e à sua capacidade de respeitar os outros, mesmo nos momentos mais adversos.








Sem comentários: