sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

TAXA DE EXCELÊNCIA E TAXA DE DESASTRES NA «LÍNGUA APURADA: UM DESAFIO DIFERENTE»!

Lembras-te do exercício de «Língua Apurada: Um Desafio Diferente»? 

Prometemos, na altura, que te daríamos a conhecer os resultados, nomeadamente, a resposta em que mais pessoas acertaram e aquela em que mais pessoas erraram.

Então, aqui vai.

E a TAXA DE EXCELÊNCIA vai mesmo para a confusão, por vezes frequente, entre «conselho» e «concelho»


Apenas 5,8% dos participantes erraram… O que quer dizer que 94,2% sabe muito bem que se te enviarmos um convite para assistires a uma peça de teatro no con*elho de Monchique, terás mesmo de escrever essa palavra com «c». No caso de quereres ir ao evento, um bom con*elho seria levares a máscara! (Hum… com «c» ou com «s»…?)

É isso mesmo:

Concelho, do latim conciliu-, cujo significado era «assembleia», hoje em dia significa: circunscrição administrativa; subdivisão do distrito; município.

Conselho (do latim consiliu-, «deliberação», «parecer», «advertência», «assembleia») significa hoje em dia: opinião que se emite sobre o que convém fazer; aviso; juízo; ensinamento. Significa igualmente reunião ou grupo de deliberação; grupo de pessoas de uma administração com poder decisório, assembleia de ministros, de professores, etc.

Esta dúvida surge pelo facto de conselho e concelho serem palavras homófonas, isto é, iguais na pronúncia, mas com significado e ortografia diferentes!


Quanto ao campeão dos erros … a TAXA DOS DESASTRES vai para a ovelha ronhosa

A ovelha ranhosa nem se deixou afetar, porque ela simplesmente não existe!


Na verdade, esta não era nada fácil, pois trata-se de um erro que circula abundantemente entre os falantes da nossa língua, isto é, a expressão «ovelha ranhosa» já se generalizou. Seguramente, alguma vez terás ouvido (infelizmente) alguém usar essa expressão para se referir depreciativamente a uma pessoa que não é bem aceite num determinado grupo ou numa família…

Já agora:

sabes porque devemos dizer «ovelha ronhosa» e não «ovelha ranhosa»?

Eis a explicação que poucos sabiam:

«ronhosa» vem de ronha, que é uma doença, uma espécie de sarna que ataca alguns animais. Diz-se erradamente «ranhosa», talvez pela confusão com «ranho»…!

Agora, já sabes, a expressão «ovelha ranhosa» está incorreta ... a não ser que a ovelha esteja constipada e aí… passa a existir!😉

Fonte da imagem: https://emportuguescorreto.pt/60845.html

É assim a nossa língua, viva, dinâmica e por vezes … bem rebelde!

Sem comentários: