quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

«À RODA DOS LIVROS» MEDIADA POR DISPOSITIVOS ELETRÓNICOS

Os ambientes mudaram. A realidade escolar está agora inevitavelmente associada ao écran, de um computador, de um telemóvel, de um tablet. O distanciamento físico impõe-se, mas o isolamento social não! E a vida, a aprendizagem, a leitura não podem parar. Mantêm-se, por isso, muitas das atividades escolares desenvolvidas no regime presencial, agora com as necessárias adaptações para uma modalidade de ensino a distância.

A atividade «À Roda dos Livros» continua a marcar presença. Faltam, é certo, os círculos de alunos na biblioteca escolar, a agitação da chegada, o entusiasmo na saída. Mas o essencial está lá, do lado de lá dos écrans: os leitores, os livros, as leituras, as partilhas. E as obras continuam a rodar nas vozes dos alunos e alunas, retratando posturas, responsabilidades (algumas ainda por desenvolver), competências e muitas emoções. Sim, porque a leitura também é isso. O ato de ler está inevitavelmente associado a um redemoinho de emoções que nos fazem crescer como leitores e como cidadãos.

No entanto, «ser leitor é um processo muito longo, porque ser leitor não é apenas saber ler» (Cerrillo, 2018). E é isso que os alunos vão descobrindo na atividade «À Roda dos Livros». Cada nova edição é sempre uma surpresa e, nesta modalidade de ensino a distância, a grande surpresa chegou-nos das turmas do 8.º ano com a revelação de muitos alunos que começam a investir no seu percurso como leitores.

Sem comentários: