sábado, 23 de março de 2024

«AVOZINHA GÂNGSTER» GANHA ELEIÇÕES EM MONCHIQUE!

Calma, caro leitor, não estamos a falar de eleições políticas. Estamos, sim, a falar de outras eleições (Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?), promovidas pela VISÃO Júnior e pela Rede de Bibliotecas Escolares, que, no passado dia 8 de março, chamaram os alunos do país inteiro às urnas para elegerem os seus livros preferidos.

Em Monchique, a votação foi muito expressiva, com o número de votantes a coincidir quase totalmente com o número de eleitores em todas as escolas do Agrupamento.

Avozinha Gângster, de David Walliams, arrasou a concorrência, obtendo o maior número de votos no 2.º ciclo e ganhando, com larga vantagem, também no 3.º ciclo.


No 1.º ciclo, Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J. K. Rowling, surge em 1.º lugar na Escola EB1 N.º 1, seguido de O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry. 

Na Escola EB1 N.º 2, as posições invertem-se e é O Principezinho que ocupa a 1.ª posição, com mais um voto do que Harry Potter e a Pedra Filosofal

Na EB1 de Marmelete, O Coelhinho Branco, de António Torrado, e Harry Potter e a Pedra Filosofal partilham as preferências dos eleitores, com igual número de votos.

O processo eleitoral decorreu, em todas as escolas do Agrupamento, com rigor, civismo e elevado sentido de responsabilidade, seguindo as regras e os procedimentos das eleições políticas. Foram constituídas mesas de voto em todas as escolas, envolvendo alunos e professores, os boletins de votos foram fornecidos pela organização desta iniciativa, que conta com o apoio da Comissão Nacional de Eleições, da Fundação Calouste Gulbenkian, do Plano Nacional de Leitura 2027 e da Pordata, e as listas das turmas funcionaram como cadernos eleitorais.

Aguardam-se, agora, os resultados nacionais, que serão divulgados em maio. 

Sem comentários: