domingo, 24 de março de 2024

LER+ COM HISTÓRIA E EXPRESSÃO - BIOGRAFIAS DE AUTORES QUE VIVERAM EM CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO: ELIE WIESEL

Elie Wiesel
Imagem retirada de: https://www.neh.gov/about/awards/national-humanities-medals/elie-wiesel

 
Elie Wiesel foi um reconhecido escritor, filósofo e ativista romeno-judeu nascido no dia 30 de setembro de 1928 na cidade de Sighet, na Roménia. Sobreviveu ao Holocausto, tendo sido prisioneiro em campos de concentração nazis, como Auschwitz e Buchenwald, durante a Segunda Guerra Mundial. Após a libertação, Wiesel mudou-se para França, onde estudou literatura, filosofia e psicologia na Universidade Sorbonne, em Paris. Em 1956, mudou-se para os Estados Unidos, onde se tornou cidadão americano.
Wiesel é mais conhecido pela sua obra A Noite, um relato autobiográfico da sua experiência nos campos de concentração, que foi publicado em 1956 e tornou-se um clássico da literatura sobre o Holocausto. Escreveu também diversas outras obras, entre romances, ensaios e memórias, todas centradas em temas como a memória, a justiça e a responsabilidade moral.
Para além da sua carreira literária, Elie Wiesel foi um defensor dos direitos humanos e um ativista incansável a favor da paz e da justiça. Recebeu inúmeros prémios e honrarias ao longo da sua vida, incluindo o Prémio Nobel da Paz em 1986, em reconhecimento ao seu compromisso com a memória do Holocausto e à sua luta contra a injustiça e a intolerância.
Elie Wiesel faleceu a 2 de julho de 2016, deixando um legado de coragem, dignidade e humanidade que continua a inspirar inúmeras gerações em todo o mundo. 

Webgrafia:

 

NOTA: Trabalho realizado por Duarte Morais, 9.º ano, turma A, para a disciplina de História, no âmbito do DAC «Ler+ com História e Expressão».

Sem comentários: