sexta-feira, 22 de março de 2024

LER+ COM HISTÓRIA E EXPRESSÃO - BIOGRAFIAS DE AUTORES QUE VIVERAM EM CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO: PAUL CELAN

Paul Celan
Imagem retirada de: https://griffinpoetryprize.com/poet/paul-celan/

Paul Celan nasceu a 23 de novembro de 1920, em Bukovina, na Roménia. Fazia parte de uma família judaica de língua alemã e foi vítima da perseguição nazi.
Bukovina foi invadida por tropas russas, em 1940, enquanto os alemães enviavam judeus para campos de trabalho, onde os pais de Paul terão falecido. Também Paul foi enviado para lá, sobrevivendo em cativeiro até 1943.
Na sequência de novo ataque das tropas russas à Roménia, em 1944, Paul Celan refugiou-se em Bucareste, onde conseguiu trabalho como tradutor e editor.
Mudou três vezes de nome, primeiro como Paul Aurel, em seguida, Paul Ancel e, por fim, Paul Celan.
Em 1947 viajou para Viena e, no ano seguinte, emigrou para Paris onde conheceu a sua mulher e casou. Durante dezanove anos trocaram centenas de cartas.
No final dos anos 40 começou a publicar os seus poemas. As suas experiências traumáticas e de sofrimento influenciaram profundamente a sua obra.
O poema «Fuga da Morte», publicado na compilação Mohn und Gedächtnis, em 1952, é uma das mais importantes criações em língua alemã sobre o extermínio nazi dos judeus.
No dia 1 de maio de 1970, tirou a sua própria vida, afogando-se no rio Sena.

Webgrafia:

https://www.infopedia.pt/artigos/$paul-celan
https://www.escritas.org/pt/bio/paul-celan

NOTA: Trabalho realizado por Duarte Varela, 9.º ano, turma B, para a disciplina de História, no âmbito do DAC «Ler+ com História e Expressão».

Sem comentários: