terça-feira, 19 de março de 2024

LER+ COM HISTÓRIA E EXPRESSÃO: CARTA DE WLADYSLAW SZPILMAN (O PIANISTA) A UM JOVEM DO SÉCULO XXI

            

            Caro jovem do século XXI, 

Espero que te encontres bem e que não estejas a vivenciar acontecimentos tão terríveis como eu durante o Holocausto. Antes de mais, deixa-me apresentar-me: chamo-me Wladyslaw Szpilman e dizem que no século XX fui um grande pianista. 

Na época em que os alemães invadiram a minha cidade, Varsóvia, eu estava a atuar numa rádio local, de onde assisti aos primeiros bombardeamentos trágicos. Sendo eu judeu, tal como a minha família e muitas outras pessoas, fomos enviados para um gueto onde tudo era aterrador e onde a fome e as agressões eram indizíveis.
Consegui ser salvo, mais tarde, graças ao meu talento para a música, mas infelizmente os meus pais e os meus irmãos foram enviados para um dos piores campos de concentração e não sobreviveram.
Antes da 2.ª Guerra Mundial, vivia despreocupado e feliz a tocar as minhas músicas e nem sequer imaginava que, um dia, iria ser separado da minha família e ser vítima de um ódio tão cruel que me forçou a viver escondido.
Imagina, caro jovem, o que é seres perseguido e torturado, sem teres feito mal a ninguém, mas apenas por não pertenceres à “raça ariana”.
Envio-te esta carta, na esperança de que os jovens reflitam sobre este tempo de escuridão e horror e consigam evitar massacres assustadores como o do Holocausto.
Despeço-me, na esperança de que a humanidade retire dos seus corações a intolerância!

                                                     Wladyslaw Szpilman

NOTA: Trabalho realizado por Alícia Costa Duarte, 9.º ano, turma B, para a disciplina de Português, no âmbito do DAC «Ler+ com História e Expressão».         


Sem comentários: