quarta-feira, 20 de março de 2024

LER+ COM HISTÓRIA E EXPRESSÃO - BIOGRAFIAS DE AUTORES QUE VIVERAM EM CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO: IMRE KERTÉSZ

 IMRE KERTÉSZ

Imre Kertész nasceu no dia 9 de novembro de 1929, em Budapeste, e faleceu no dia 31 de março de 2016 na mesma localidade. Ele era um escritor húngaro e fazia parte de uma família judaica.
Durante a segunda guerra mundial, houve uma invasão da Hungria pelas tropas alemãs e, em 1944, Imre, com 15 anos, foi levado para um campo de concentração nazi em Auschwitz. Em 1945 foi para Buchenwald e, no mesmo ano, foi solto pelas tropas soviéticas.
Quando voltou a Budapeste, Imre começou a trabalhar como jornalista.  Passado algum tempo passou a ser escritor. Ele escrevia comédias, musicais e teatro. A sua primeira obra a ser publicada foi em 1975 e chamava-se “Sorstalanság Sem Destino”, que levou 10 anos a ser escrita. A personagem principal desse livro tinha passado, tal como Imre, por campos de concentração. Imre também fez tradução, tendo trabalhado com obras de autores famosos como Nietzsche e Freud.
Imre recebeu vários prémios na Alemanha e, nesse mesmo país, conseguiu ter grande sucesso. Depois de muitos anos e esforço, houve um reconhecimento internacional e, em 2022, recebeu o prémio Nobel da Literatura. 

FONTES CONSULTADAS: 

Porto Editora. [consult. 2024-01-28 10:34:44]. Disponível em https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$imre-kertesz.

Wook. Disponível em https://www.wook.pt/autor/imre-kertesz/16633.


NOTA: Trabalho realizado por Cristina Reis, 9.º ano, turma B, para a disciplina de História, no âmbito do DAC «Ler+ com História e Expressão». 

Sem comentários: