segunda-feira, 25 de março de 2024

ENCONTROS COM ESCRITORAS MARCARAM SEMANA DA LEITURA EM MONCHIQUE

A Semana da Leitura, uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura a que o Agrupamento de Escolas de Monchique tem aderido desde a primeira edição, em 2007, celebrou-se, este ano, de 18 a 24 de março, em todo o país.
Além das muitas e diversificadas atividades de leitura que são habituais nas várias escolas do concelho de Monchique, o programa da Semana da Leitura 2024 foi reforçado com a visita de duas escritoras, autoras de vários livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura, que aqui estiveram à conversa com os nossos meninos e meninas para dar a conhecer as suas obras. 
A escritora Manuela Castro Neves dinamizou sessões de leitura em todas as escolas do 1.º ciclo, interagindo de forma motivadora com os alunos e envolvendo-os no enredo das histórias que com eles foi partilhando. No final de cada encontro, seguiram-se as sessões de autógrafos, com os nossos alunos entusiasmados com os vários livros de Manuela Castro Neves e encantados com a carinhosa mensagem que a escritora deixou gravada em cada livro.



No Jardim de Infância, a escritora Ana Ventura cativou as crianças com sessões encenadas da obra A Zebra Zezé, recorrendo a materiais criativos, que permitiram recriar o ambiente da savana africana e levar os meninos e meninas a descobrir o mistério que envolvia a pequena zebra. 


A Biblioteca Municipal de Monchique, entidade parceira na organização destes dois eventos, ofereceu, a todas as escolas do Agrupamento, um conjunto das obras apresentadas pelas escritoras, que, muito brevemente, estarão à disposição dos leitores que as quiserem requisitar. 

Sem comentários: