domingo, 3 de abril de 2022

LER+ COM HISTÓRIA E EXPRESSÃO: ALUNOS CLARIFICAM CONTEÚDOS RELACIONADOS COM O HOLOCAUSTO

 Holocausto

O que é o Holocausto? O Holocausto foi responsável pela morte de seis milhões de judeus em campos de concentração. O Holocausto foi uma ação sistemática de extermínio dos judeus, em todas as regiões da Europa dominadas pelos alemães e executada nos campos de concentração/extermínio construídos pelo regime de Hitler.

As causas do Holocausto

O nazismo defendia o racismo. Segundo essa ideologia, os alemães pertenciam a uma raça superior, a ariana, e os judeus eram considerados os seus principais inimigos. Eles foram as principais vítimas da paranoia dos ideólogos nazis, responsabilizados pelo caos que a Alemanha vivia depois da Primeira Guerra Mundial e também pelos tratados de paz que se seguiram. Hitler e os seus seguidores queriam que a raça dos judeus fosse eliminada. Um dos grandes teóricos do antissemitismo foi Alfred Rosenberg. O próprio Joseph Goebbels, o Ministro da Propaganda, ajudou a fomentar o ódio contra os judeus.

Extermínio dos judeus

As estratégias de extermínio levaram à morte de seis milhões de pessoas nos campos de concentração/extermínio, sem contar as pessoas que morreram nos guetos. No campo de Auschwitz, na Polónia, em três dias, foram assassinados, nas câmaras de gás, vinte e dois mil judeus. No dia 27 de janeiro de 1945, os soviéticos chegaram no campo de Auschwitz e libertaram os primeiros prisioneiros.

Fonte: https://encyclopedia.ushmm.org › content › pt-br › article

 Daniela Fernandes, 9.º B, N.º 6 

Campos de concentração 

Os campos de concentração nazis são os locais que melhor simbolizam os horrores do Holocausto. O primeiro campo de concentração nazi foi Dachau, construído em 1933, para abrigar comunistas e social-democratas. Com o tempo, passou a ser utilizado contra deficientes físicos e mentais e, por fim, no extermínio dos judeus.

Alguns dos campos de concentração mais famosos são: Mauthausen, Dachau, Ravensbrück, Auschwitz. O complexo dos campos de concentração de Auschwitz foi o maior de todos aqueles criados pelo regime nazista. Nele havia três campos principais, de onde os prisioneiros eram distribuídos para trabalhos forçados e por um longo período; um deles também funcionou como campo de execuções.

Fonte: 

Gonçalo Rio, 9.º A

O racismo da época de Hitler vs o racismo de hoje em dia

Neste texto, vou falar sobre racismo da época de Hitler, comparado com o de hoje em dia. 

Todos os que forem ler isto sabem, decerto, o tamanho do desastre que a Segunda Guerra Mundial foi, no que toca à discriminação e ao facto de a mente de Hitler acreditar numa raça perfeita, chamada “ariana”, em que não haveria negros, homossexuais, ciganos, judeus, ou portadores de deficiência física/mental. Na época, isto resultou num desastre tremendo com números HORRIPILANTES de mortos.

No entanto, ainda hoje em dia, negros são extremamente injustiçados no mundo, sendo mal vistos por alguns. Como exemplos, temos os casos recentes da comunidade da Xbox Mil Grau (um caso em que a dona da marca “Xbox”, a Microsoft, teve de exigir à página para remover o nome da marca, da página) ou o caso do homicídio de George Floyd (que aconteceu dias antes do problema iniciado pela Xbox Mil Grau).

Resumidamente, acho incrível como é que a sociedade, mesmo com o avanço da tecnologia, em alguns pontos, tem uma visão extremamente jurássica do mundo.


Fontes: 

Rodrigo Alexandre, 9.º C, N.º 13

O julgamento de Nuremberga 

Após o fim da guerra, os aliados transformaram um hotel, em Nuremberga - cidade que era considerada a “capital” do nazismo - num tribunal, feito para julgar as principais figuras nazis que haviam sido capturadas.

A 8 de agosto de 1945, na conferência de Londres, foi decidido que um grupo de juízes julgariam os nazis que tinham sido acusados de terem cometido crimes contra a paz, crimes de guerra e crimes humanitários, como o extermínio dos judeus. Além disso, foram acusados de terem conspirado para a realização de tais crimes. No tribunal foram julgados vinte e quatro criminosos nazis, que eram acusados de vários crimes de guerra. O julgamento foi realizado por oito juízes que pertenciam à Grã-Bretanha, França, União Soviética e Estados Unidos da América. No dia 6 de outubro de 1945, iniciou-se em tribunal o julgamento dos nazis. 

Após a realização de todos os julgamentos, no dia 1 de outubro de 1946, o Tribunal Militar Internacional (IMT) condenou a pena de morte doze dos acusados, tais como Hans Frank e Hermann Göring (morreu envenenado um dia antes de ser enforcado). Também foram condenados três nazis a prisão perpétua e foram absolvidos três acusados, entre os quais um que foi considerado mentalmente inválido para ser julgado em tribunal.

 Durante a manhã de 16 de outubro de 1946, foram colocados três patíbulos no presídio de Nuremberga, sendo assim executadas dez penas de morte. Entre os nazis condenados à morte, Martin Bormann estava desaparecido e Hermann Göring havia morrido no dia anterior à execução.

Mais tarde, entre 1946 e 1949, foram julgados novos crimes de guerra, no julgamento dos doze processos de guerra de Nuremberga, onde outros membros da liderança nazi foram acusados de cometer cento e dezassete crimes de guerra. Os doze processos foram julgados pela seguinte ordem: processo contra os médicos nazis, o processo Milch, processo contra os juristas, processo Pohl, processo Flick, processo IG Farben, processo dos generais, processo RuSHA, Processo Einsatzgruppen, processo Krup, processo Wilhelmstraben e processo contra o Alto Comando. 

Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Julgamentos_de_Nuremberga

André Duarte Sampaio, 9.º B, N.º 2

 

Sem comentários: