sexta-feira, 22 de outubro de 2021

«UMA VIAGEM NO TEMPO PELA HISTÓRIA DE MONCHIQUE» JÁ CHEGOU ÀS MÃOS DOS SEUS AUTORES

 

Correspondendo a um desafio do arqueólogo municipal de Monchique, Fábio Capela, os alunos do 2.º ciclo da Escola Básica Manuel do Nascimento envolveram-se, no ano letivo de 2019/2020, num interessante projeto conjunto das disciplinas de Educação Visual, História e Geografia de Portugal e Português, que visava a criação de narrativas ilustradas sobre a História e o Património Cultural de Monchique.

O projeto teve início com visitas de estudo ao Cerro do Castelo de Alferce e às Caldas de Monchique, dinamizadas pelo arqueólogo municipal, e contou com diferentes workshops na área da ilustração.

A pandemia por Covid-19 ditou o adiamento do projeto, que foi retomado em 2020/2021 com diferentes professores, nas disciplinas de Português e de História e Geografia de Portugal. No entanto, o entusiasmo e o empenho mantiveram-se inalteráveis. Prova disso é o produto final: um livro fantástico totalmente ilustrado pelos alunos do 6.º ano, com a supervisão da professora Fernanda Gomes, e cujo texto foi produzido coletivamente sob a orientação das professoras Daniela Caramalho e Filomena Gonçalves.


No passado dia seis de outubro, o livro Uma Viagem no Tempo pela História de Monchique chegou às mãos dos seus autores, que ficaram deslumbrados (e orgulhosos) com o seu trabalho.

Esperamos, agora, que o livro chegue brevemente ao público em geral, pois é uma leitura que se impõe.


4 comentários:

Filomena Gonçalves disse...

Foi um prazer fazer parte deste projeto! O livro está fantástico, as ilustrações estão espetaculares e a história é maravilhosa e cativante! Que orgulho! A nossa equipa (alunos, professoras e arqueólogo) está de parabéns! <3

Biblioteclando disse...

Muito obrigada, professora Filomena, pelo seu empenho, trabalho e dedicação, tão presentes neste pequeno GRANDE livro.

Daniela Caramalho disse...

Este projeto marcou definitivamente a nossa passagem por Monchique e é motivo de um orgulho que não cabe no peito. ❤️ Equipa brilhante, alunos brilhantes, trabalho feito com todo o amor ❤️

Biblioteclando disse...

Sem dúvida, professora Daniela Caramalho! O seu trabalho ficará, para sempre, associado à História de Monchique. Muito obrigada.