terça-feira, 5 de outubro de 2021

PORQUE É QUE DIA 5 DE OUTUBRO É FERIADO?

Presidentes da República. Acedido em 29/09/2021, disponível em https://bit.ly/3F5bACW

Aqui vai um pouco de História.

A monarquia, regime político em que o representante máximo de Portugal era um rei ou uma rainha, vigorou em Portugal, após 1143, durante vários séculos.

Nos finais do século XIX, princípios do século XX, a população estava descontente:
  • Com os gastos excessivos do rei e da família real;
  • Com a situação do reino e com os vários governos da monarquia constitucional que não melhoraram as condições de vida do povo;
  • Com o enriquecimento, cada vez maior, da alta burguesia, através dos lucros da agricultura, do comércio e da indústria;
  • Com a cedência do rei D. Carlos ao aceitar o Ultimato Inglês (1890) que obrigou Portugal a desocupar os territórios entre Angola e Moçambique.

O descontentamento com a monarquia fez com que se formassem vários partidos políticos, dos quais se destacou o Partido Republicano.

 As ideias republicanas, largamente divulgadas em jornais e revistas, foram ganhando cada vez mais adeptos. Pretendiam que a monarquia fosse substituída por uma república, que o representante máximo de Portugal deixasse de ser um Rei e passasse a ser um Presidente da República.

Houve várias tentativas de implantação da República, em 31 de janeiro de 1891, em 1907 e em 1908, mas todas falharam e os líderes dos revoltosos foram descobertos e castigados.

As manifestações e as hostilidades contra a monarquia foram aumentando até que, no dia 1 de fevereiro de 1908, ocorreu o regicídio (atentado) em que morreram o rei D. Carlos e o príncipe herdeiro, Luís Filipe.

Sucedeu no trono o jovem rei D. Manuel II, mas os vários governos formados por diferentes partidos, incluindo o Partido Republicano, sucediam-se uns aos outros, enquanto o país vivia mergulhado numa enorme crise política e económica. Cada vez mais a República era vista como a solução para os problemas e preparou-se uma revolução armada.

No dia 3 de outubro de 1910, os republicanos ocuparam algumas unidades de artilharia, infantaria e marinha e até alguns navios. O movimento revolucionário incluía militares da marinha e do exército, dirigentes e população armada. Do lado da monarquia havia um exército mal preparado e desmotivado.

Começaram os combates e pela cidade de Lisboa ouviam-se notícias de vitórias e derrotas de ambos os lados (republicanos e monárquicos). Após vários confrontos, o exército monárquico não conseguiu vencer os revoltosos.

Na manhã do dia 5 de outubro de 1910, foi proclamada a República, na varanda da Câmara Municipal de Lisboa, por José Relvas e outros membros do Diretório do Partido Republicano Português.

Foi a primeira grande Revolução Portuguesa do século XX, que terminou com a Monarquia e deu início à República.

O primeiro Governo Provisório foi presidido por Teófilo Braga e o primeiro Presidente da República foi Manuel de Arriaga.       

Manuel de Arriaga. Acedido em 29/09/2021, disponível em https://bit.ly/3mbYHxU

O Hino Nacional, «A Portuguesa», e a bandeira verde e vermelha são os símbolos da República.

Conteúdo produzido pela professora Conceição Windle.

Sem comentários: