quarta-feira, 20 de outubro de 2021

ESCRIT@TOP.COM - CRÓNICA III «A FORÇA DOS PEQUENOS OBJETOS»

 A FORÇA DOS PEQUENOS OBJETOS

Vou para a escola, entro na sala, sento-me no respetivo lugar e coloco as minhas coisas na secretária. O retângulo com pernas treme como uma gelatina! Um simples papel, quando colocado debaixo da perna defeituosa, solidifica a gelatina.

Isto faz-me pensar que as fábricas produzem assim os objetos de propósito, ou para poupar materiais ou simplesmente porque o fazem de qualquer jeito, o que não me surpreenderia. Caso algum dia vendessem uma mesa sem uma perna, teríamos que construir uma Torre de Pisa de papel!

O papel tem inúmeras utilizações, além de se usar para escrever, desenhar ou até fazer origamis. Quanto mais se dobra um papel, mais resistente ele se mantém, um pouco como os fones do telemóvel, cujos fios quanto mais enleados ficam, mais difícil é de voltarem ao normal. Às vezes penso o porquê de alguns objetos, como um galho de uma árvore, por exemplo, serem mais fáceis de partir quanto maiores são, mas, se mais pequenos, mais fortes se tornam. O mesmo se aplica ao quadrado/retângulo branco que, quando dobrado, mais difícil é de rasgar. Daqui a pouco, inventarão um tanque de guerra de papel, dobrado, que joga a arma principal dos alunos: bola de papel! Os aviões seriam de papel e os barcos também, e assim as guerras seriam melhores. Mais pacíficas…

Porque fazem as coisas que compramos parecerem ótimas, pelo seu aspeto, para depois nos fornecerem um equipamento defeituoso, de curta duração? Por outro lado, esta situação também me fez pensar que mesmo os objetos pequenos têm o seu valor, como o papel que, quando dobrado, se torna mais resistente.

 Tiago Correia, 9.º A, N.º 15.

IMAGEM: @N. Lemos

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente reflexão! Parabéns, Tiago!

Eduardo Duarte