segunda-feira, 10 de maio de 2021

ESCRIT@TOP.COM - TELEMÓVEIS NAS ESCOLAS: SIM OU NÃO? (VERSÃO I)

 

Eu concordo com o uso moderado dos telemóveis nas escolas. Afinal, somos parte de uma sociedade moderna. No entanto, nem toda a gente pensa assim e, por isso, há muitas escolas no nosso país nas quais foi proibido o uso desse equipamento por parte dos alunos, incluindo a nossa.

O telemóvel é algo bastante útil, mas também é perigoso se não o usarmos devidamente. Na minha opinião, deveria haver intervalos em que os poderíamos usar e outros em que não, por exemplo, à hora do almoço. É certo que as tecnologias servem para nos facilitar os afazeres académicos, através, por exemplo, das pesquisas na «internet» para fazer trabalhos ou mesmo para descobrirmos mais facilmente o significado de uma palavra, o qual desconhecemos, sem ter de recorrer a um dicionário em papel. O telemóvel também pode ser necessário para comunicarmos quando precisamos de transmitir alguma informação a alguém que não se encontra ao nosso lado, por exemplo, o pai ou a mãe.

Além de todas estas funcionalidades, também pode causar vários danos, tais como, violação da privacidade de dados e divulgação de informação pessoal (fotografias, mensagens…). O uso excessivo desses equipamentos eletrónicos também faz com que haja menos contacto entre as pessoas. Finalmente, também faz mal à vista, por estarmos demasiado tempo a olhar para um ecrã.

Em suma, defendo horários para o uso do telemóvel nas escolas, para que a sua utilização possa ser mais moderada e harmoniosa, mas continuando com os mesmos hábitos de antes, embora com maior cautela.

 Leonor Vargas Valério, 8.º A, N.º 13.

Sem comentários: