sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

EU, LEITOR(A), SUGIRO: «OS FILHOS DA DROGA»

 

Os Filhos da Droga é um livro autobiográfico que, uma vez, tendo-o lido para uma apresentação oral, mudou completamente o meu ponto de vista acerca do mundo em que vivemos. A trágica história de Christiane F. não só me chocou a mim, como também a todos os leitores.

Nós vivemos todos num mundo imperfeito, fora do normal. Um mundo em que adolescentes, tais como Christiane, começam a drogar-se em idades muito jovens, apenas para provarem a alguém que são capazes de tal.
Esta obra dá uma ampla visão da maneira como ninguém gostaria de viver. Essa foi uma das razões pelas quais o livro se destaca de todos os que já li. Tal como Christiane, muitos adolescentes começam por experimentar as chamadas droga leves, como a canábis. E mais tarde, à medida que o vício cresce, as drogas tornam-se cada vez mais pesadas, até chegarem à cocaína. Por estas razões, muitos destes adolescentes acabam por morrer de «overdose».
Eu sendo eu, não me consigo imaginar a entrar nesse «beco sem saída» que é o vício das drogas. Assim como Christiane, muitos jovens adultos, nesta obra, chegaram a um ponto na sua vida em que se prostituíam, apenas para poderem pagar droga.
A história de Christiane não só me fez pensar nos adolescentes que se encontram nestas situações, mas também nos seus pais. Como é que os pais de indivíduos como Christiane deixam os filhos chegar a um ponto tão grave na sua vida? Cheguei à conclusão que isso demonstra não apenas descuido com os filhos, mas também ignorância, desatenção e pouca presença.
Pequenos descuidos, vindos não apenas dos toxicodependentes, e que os levam a entrar na «brincadeira» das drogas, mas também das pessoas que os rodeiam, por os deixarem chegar a um estado tão grave, no mundo da decadência e da prostituição. Foi assim que muitos jovens morreram e continuam a morrer.
Por estas razões, e muitas mais, este é um livro clássico da literatura. A trágica história de Christiane mudou o ponto de vista de muitas pessoas, tal como mudou o meu, acerca do mundo em que vivemos.
 Riana Venda, 9.º C, N.º 12.

Sem comentários: