sexta-feira, 16 de abril de 2021

SELO CURIOSO 20 - HISTÓRIA (D. PEDRO V)

Emitido em 1961, para assinalar o I Centenário da Fundação da Faculdade de Letras de Lisboa, o selo que hoje se publica apresenta uma imagem do rei D. Pedro V, monarca que, a 30 de outubro de 1858, assinou o decreto da fundação da nova Escola, suportando os encargos da sua manutenção.


D. Pedro V foi o rei de Portugal que teve o cognome de «O esperançoso». Nasceu em Lisboa no dia 16 de setembro de 1837, descendente de D. Fernando e D. Maria II. Foi aclamado rei com 18 anos. Durante as suas viagens pela Europa escreveu um Diário, em dois volumes, e também escreveu artigos para duas revistas. Além de amante de viagens, também o era de descobrimentos e conhecimentos.

Foi um rei moderno, que se interessava por política, lutou pelo bem-estar de Portugal e pelo reacionarismo. Apesar de tudo isto, aconteceram muitas coisas negativas no seu reinado, nomeadamente epidemias, grandes inundações, divergências com a França e com a Inglaterra…

Casou em 29 de abril de 1858 com D. Estefânia, que morreu pouco mais de um ano depois do casamento. O próprio rei morreu jovem, aos 24 anos, a 11 de novembro de 1861, em Lisboa. É curioso que também a sua mãe tinha morrido cedo, com apenas 34 anos.


Autora do texto: Leonor Valério
Data de consulta: 12/04/2021.
Revisão de texto: Professora Daniela Caramalho.
 


Sem comentários: