quinta-feira, 15 de abril de 2021

EU, LEITOR(A), SUGIRO «O CADERNO DO AVÔ HEINRICH»

 

O livro que eu mais gostei de ler até hoje foi «O Caderno do Avô Heinrich», da escritora Conceição Dinis Tomé. Ele retrata como dois jovens, Heinrich e Jósef, se conheceram e o que sentiam naquele difícil tempo em que viviam, a Segunda Guerra Mundial. Apesar de Jósef ser judeu, vítima de perseguição, e, apesar de todas dificuldades, conseguiram manter uma amizade que ficou para a vida.

Eu gostei muito deste livro, de facto, até foi o único livro que me conseguiu entusiasmar e motivar para saber o que vinha a seguir na história.

Este livro fez-me ver o quão importante é a ajuda mútua e o apoio entre duas pessoas tão diferentes, neste caso, um menino judeu e outro alemão, pois naquela altura os desumanamente considerados «grupos inferiores», como ciganos e judeus, e também os que se afirmavam contra Adolf Hitler, eram perseguidos. Este homem era extremamente preconceituoso e cruel.

Este livro também mostra como seres tão diferentes conseguem ter uma amizade para a vida. Mostra-nos ainda como o amor pelos livros e pela leitura, assim como a capacidade de criar beleza, são importantes para trazer paz entre os mais novos.

Tenho a certeza que este livro me vai ficar marcado na cabeça para o resto da vida. Aconselho seriamente quem gosta de histórias baseadas em factos reais a lê-lo. Mas mesmo para quem não gosta de livros «históricos», este é um livro a nunca esquecer!

 Martim Amaro, 9.º B, N.º 16.

Sem comentários: