domingo, 25 de abril de 2021

PARA MIM, LIBERDADE É...

O que significa ABRIL para um/uma menino(a) de 10 ou 11 anos?

O que é para eles a LIBERDADE?

O trabalho coletivo que está exposto na Biblioteca Escolar e que resulta de uma parceria entre as disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica, Português e História e Geografia de Portugal, envolvendo todas as turmas do 2.º ciclo, dá-nos a conhecer as suas opiniões e as suas sensibilidades sobre o tema. 

Dezenas de borboletas de várias cores, mas predominantemente vermelhas, com frases escritas pelos meninos e meninas dos 5.º e 6.º anos, juntaram-se harmoniosamente e deram corpo a cravos gigantes que nos falam da LIBERDADE.





E para eles LIBERDADE é (por exemplo)...

... um direito conquistado pelas pessoas.
... conseguir ultrapassar uma barreira proibida, tal como um pássaro a tentar sair de uma gaiola.
... poder escolher as minhas amizades para ser feliz.
... dizer o que penso.
... correr pela natureza.
... ter paz.
... ser livre para poder dizer e fazer muitas coisas.
... ser feliz, é ser quem sou, é ter direitos e deveres iguais aos de toda a gente e poder viver como eu quiser.
... não depender de homem nenhum, é podermos escolher a nossa religião e sexualidade.
... ter força de expressão e poder falar o que me apetecer.
... haver direitos iguais para todos.
... não usar máscara e fazer o que eu quiser.
... enfrentar a vida com coragem.
... não ter pessoas a vigiar os meus passos.
... viver sem correntes.
... ser quem eu sou sem julgamentos e ter liberdade de expressão.
... poder ir contra as ideias do governo e viver sem barreiras.
... não ter medo de viver.
... viver sem medos.
... ser livre para tomar as minhas próprias decisões.

Sem comentários: