segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

CARLOS J. CAMPOS FALA DE ILUSTRAÇÃO EM MONCHIQUE

O ilustrador Carlos J. Campos, conhecido dos nossos alunos por ser o autor da coleção «Draguim» e  o ilustrador das coleções «Crónicas do Vampiro Valentim» e «O Estranhão», de Álvaro Magalhães, esteve no Agrupamento de Escolas de Monchique, nos dias 13 e 14 de fevereiro, para um conjunto de palestras dirigidas a todas as turmas do 2.º ciclo.
De uma forma entusiasta e cativante, o ilustrador referiu-se ao seu percurso e experiência profissionais; falou das técnicas tradicionais de ilustração, de fotografia e de composição gráfica; abordou as vantagens e inconvenientes da ilustração na era digital; deu a conhecer recursos do Photoshop e exemplificou técnicas de manipulação de imagem, surpreendendo e divertindo os alunos com a transformação de uma fotografia sua. 
Acima de tudo, o ilustrador fez questão de alertar os alunos para os «fakes», demonstrando que não podemos confiar nas imagens que vemos, pois nem sempre correspondem à realidade.





O interesse dos alunos foi uma constante em todas as sessões, incluindo a palestra de quinta-feira à tarde, aberta à comunidade, que contou com um significativo número de alunos do 3.º ciclo, que ficaram suspensos nas palavras, nos desenhos e nas demonstrações do ilustrador.
No final de cada sessão, os alunos (e professoras) quiseram uma recordação da passagem de Carlos J. Campos por Monchique e o ilustrador acedeu a todas as solicitações com enorme simpatia.





1 comentário:

Equipa da Biblioteca Escolar disse...

Obrigada, professora Fernanda Gomes, pela ideia e pelo convite que dirigiu ao ilustrador.
Obrigada à Biblioteca Municipal pela parceria, imprescindível na concretização desta atividade.