segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

12.ª EDIÇÃO DO «PARES DA LEITURA» HOMENAGEIA SOPHIA

A 6 de novembro de 2019 cumpriram-se 100 anos do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen. A equipa da biblioteca escolar e o departamento de línguas quiseram associar-se às comemorações do seu centenário e selecionaram duas obras de Sophia para a 1.ª fase do Concurso «Pares da Leitura», que teve lugar no passado dia 7 de fevereiro, no auditório da Escola Básica Manuel do Nascimento. A Árvore foi o livro indicado para os alunos; aos adultos coube a leitura da obra O Cavaleiro da Dinamarca.
Cinquenta e quatro leitores compareceram a concurso, agrupados em equipas de dois elementos: um aluno do 2.º ciclo e um adulto convidado (catorze mães, três pais, um tio, duas tias, duas avós, duas amigas e três funcionárias da escola) para realizarem uma prova escrita sobre as obras lidas, com exercícios Verdadeiro/Falso, Escolha Múltipla e Frase Lacunar.
Os resultados das provas suplantaram as expetativas e a grande maioria dos participantes obteve uma pontuação superior a 30 pontos, num total de 40 pontos possíveis. 


Alunos durante a realização da prova

Adultos durante a realização da prova

Na sequência destas provas, foram apurados dez pares que passaram à 2.ª fase, a final, que terá lugar no dia 27 de março, às 20h30. Para esta fase, os alunos terão de ler a obra Os Ciganos, de Sophia de Mello Breyner Andresen e Pedro Sousa Tavares, e os adultos, Maria Moisés de Camilo Castelo Branco.

Pares finalistas, ao fundo

Sem comentários: