quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

CAMPANHA ARRANCA COM «UM NOVELO DE EMOÇÕES»

A campanha eleitoral de «Miúdos a votos: quais os livros mais fixes?» já se faz na Rádio Foia e começou de uma forma seriíssima com cinco alunas do 4.º ano da Escola EB1 N.º 2 (a Beatriz Rio, a Dalila Rio, a Lara Gonçalves, a Lia Marques e a Sofia Duarte) a defender, com convicção, a obra Um novelo de emoções, de Elizabete Neves.


Depois de esclarecerem os ouvintes  sobre esta iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares e da Visão Júnior e de explicarem como se vai desenrolar o processo eleitoral, as meninas justificaram a sua opção por este livro, que nos leva a refletir sobre as nossas emoções e a perceber melhor o que sentimos.







Por não terem tempo para ler toda a obra, as nossas leitoras optaram por partilhar com os ouvintes o seguinte resumo do «seu livro»:

      O novelo de emoções fala de uma menina chamada Marta e o seu amigo Sukha, uma garça-real, que são as principais personagens desta história maravilhosa. A Marta não sabe o que se passa com ela, pois sente algo que não consegue explicar. E é o seu amigo Sukha, com a ajuda de um novelo de lã imaginário, constituído por cinco fios de cores diferentes, todos misturados, correspondendo cada um a uma emoção, que vai demonstrar que o que ela sente são emoções. Com exemplos do seu dia a dia, Sukha vai ensinar Marta a reconhecer as emoções, que não são boas nem más, mas que nos transmitem sempre uma mensagem, e explica-lhe a relação entre cada emoção e o respetivo sentimento.

E, depois de explicarem as emoções que estão associadas a cada cor, as meninas presentearam os ouvintes com bonitas quadras, esperando convencer os eleitores a votar no seu livro preferido.



  

1 comentário:

Teresa Campos disse...

Um excelente livro que deveria ser lido por todas as crianças e adultos também! Muitos parabéns a todas as meninas pela excelente apresentação que fizeram e parabéns também às professoras, à biblioteca escolar e à Rádio Fóia por apoiar estas iniciativas e promover o gosto pela leitura! E venham mais candidatos :)