sábado, 29 de fevereiro de 2020

ALUNOS USAM TEMPO DE ANTENA NA RÁDIO FOIA PARA APELAR AO VOTO

A campanha eleitoral de «Miúdos a Votos» continua na Rádio Foia. 
Nas últimas três edições de «Um Livro por Semana», os alunos aproveitaram o seu tempo de antena para apresentar os seus livros preferidos e tentar convencer os colegas do país inteiro a votar no seu candidato.
No dia 13 de fevereiro, o Lucas Amaro, a Maria João Gonçalves e a Matilde Messia, do 3.º ano da Escola EB1 N.º 2, apelaram ao voto nos Poemas da Mentira e da Verdade e fundamentaram a sua preferência por esta obra de Luísa Ducla Soares com a leitura de um poema muito divertido.



Na semana seguinte, a Lara Jaime e a Carolina Guerreiro, da turma B do 6.º ano, defenderam, com convicção, o livro Ali Babá e os quarenta ladrões, apresentando-se em estúdio com um cartaz e uma numerosa coleção de marcadores com fitas de seda verde. Impossibilitados de ver estes materiais, os ouvintes foram presenteados com um pequeno resumo da obra e uma leitura partilhada de alguns excertos bem interessantes. No ar ficou o slogan da campanha das meninas: «Vota sem gastar tostões Ali Babá e os 40 ladrões!».


Na última sessão do mês, a Darlene Vicente e o João Águas, do 4.º ano da Escola EB1 N.º 1, iniciaram a sua intervenção com uma excelente leitura de dois bonitos poemas da obra Mistérios, de Matilde Rosa Araújo, mas a conversa rapidamente se desviou para a campanha de «Miúdos a votos» que estão a fazer na sua escola. 
Com alegria e grande espontaneidade, os meninos (mais a menina) explicaram que, na sua turma, a campanha está a ser muito concorrida, pois há partidários de três livros: A Maior Flor do Mundo, de José Saramago, O Tubarão na Banheira, de David Machado, e Diário de um Banana 1, de Jeff Kinney.


quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

CAMPANHA ELEITORAL FAZ-SE COM CARTAZES NA EB1 N.º 1

As eleições de «Miúdos a votos: quais os livros mais fixes?» vão ser muito disputadas na Escola EB1 N.º 1 de Monchique, a julgar pela diversidade de cartazes afixados na biblioteca escolar. O 1.º ano defende, em peso, Os Ovos Misteriosos, de Luísa Ducla Soares; o 2.º ano aposta na história A Girafa que Comia Estrelas, de José Eduardo Agualusa; a preferência da turma do 2.º e 3.º ano vai para O Elefante Cor-de-Rosa, de Luísa Dacosta; o 4.º ano está dividido entre A Maior Flor do Mundo, de José Saramago, O Tubarão na Banheira, de David Machado, e O Diário de um Banana 1, de Jeff Kinney.
Nesta altura da campanha, ainda não é possível fazer previsões, mas adivinha-se uma votação muito repartida.





segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

VISÃO JÚNIOR DIVULGA AÇÃO DE CAMPANHA EM MONCHIQUE



Para ver o artigo completo, clique aqui

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

CARLOS J. CAMPOS FALA DE ILUSTRAÇÃO EM MONCHIQUE

O ilustrador Carlos J. Campos, conhecido dos nossos alunos por ser o autor da coleção «Draguim» e  o ilustrador das coleções «Crónicas do Vampiro Valentim» e «O Estranhão», de Álvaro Magalhães, esteve no Agrupamento de Escolas de Monchique, nos dias 13 e 14 de fevereiro, para um conjunto de palestras dirigidas a todas as turmas do 2.º ciclo.
De uma forma entusiasta e cativante, o ilustrador referiu-se ao seu percurso e experiência profissionais; falou das técnicas tradicionais de ilustração, de fotografia e de composição gráfica; abordou as vantagens e inconvenientes da ilustração na era digital; deu a conhecer recursos do Photoshop e exemplificou técnicas de manipulação de imagem, surpreendendo e divertindo os alunos com a transformação de uma fotografia sua. 
Acima de tudo, o ilustrador fez questão de alertar os alunos para os «fakes», demonstrando que não podemos confiar nas imagens que vemos, pois nem sempre correspondem à realidade.





O interesse dos alunos foi uma constante em todas as sessões, incluindo a palestra de quinta-feira à tarde, aberta à comunidade, que contou com um significativo número de alunos do 3.º ciclo, que ficaram suspensos nas palavras, nos desenhos e nas demonstrações do ilustrador.
No final de cada sessão, os alunos (e professoras) quiseram uma recordação da passagem de Carlos J. Campos por Monchique e o ilustrador acedeu a todas as solicitações com enorme simpatia.





sábado, 15 de fevereiro de 2020

MATEMÁTICA E TEATRO

A matemática continua a ser o «calcanhar de Aquiles» de muitos dos nossos alunos. Ouvimo-los dizer, com alguma frequência, que não gostam de matemática. No entanto, a matemática está sempre  presente no nosso dia a dia. É inevitável!  Basta olhar ou pensar um bocadinho e... lá está ela.

E foi precisamente isso que a Companhia Profissional de Teatro EDUCA quis demonstrar com a peça «MATEMÁTICOMANIA 2», que apresentou no dia 12 de fevereiro aos alunos do 2.º ciclo, e «M@T-MÁTICA TOUR», dirigida às turmas dos 7.º e 8.º anos. 




De uma forma divertida, mas intencional, os alunos foram conduzidos a refletir sobre a presença da matemática nas suas rotinas e a perceber que, afinal, não é uma área assim tão complicada. Às vezes, basta querer aprender! 

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

CAMPANHA ARRANCA COM «UM NOVELO DE EMOÇÕES»

A campanha eleitoral de «Miúdos a votos: quais os livros mais fixes?» já se faz na Rádio Foia e começou de uma forma seriíssima com cinco alunas do 4.º ano da Escola EB1 N.º 2 (a Beatriz Rio, a Dalila Rio, a Lara Gonçalves, a Lia Marques e a Sofia Duarte) a defender, com convicção, a obra Um novelo de emoções, de Elizabete Neves.


Depois de esclarecerem os ouvintes  sobre esta iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares e da Visão Júnior e de explicarem como se vai desenrolar o processo eleitoral, as meninas justificaram a sua opção por este livro, que nos leva a refletir sobre as nossas emoções e a perceber melhor o que sentimos.







Por não terem tempo para ler toda a obra, as nossas leitoras optaram por partilhar com os ouvintes o seguinte resumo do «seu livro»:

      O novelo de emoções fala de uma menina chamada Marta e o seu amigo Sukha, uma garça-real, que são as principais personagens desta história maravilhosa. A Marta não sabe o que se passa com ela, pois sente algo que não consegue explicar. E é o seu amigo Sukha, com a ajuda de um novelo de lã imaginário, constituído por cinco fios de cores diferentes, todos misturados, correspondendo cada um a uma emoção, que vai demonstrar que o que ela sente são emoções. Com exemplos do seu dia a dia, Sukha vai ensinar Marta a reconhecer as emoções, que não são boas nem más, mas que nos transmitem sempre uma mensagem, e explica-lhe a relação entre cada emoção e o respetivo sentimento.

E, depois de explicarem as emoções que estão associadas a cada cor, as meninas presentearam os ouvintes com bonitas quadras, esperando convencer os eleitores a votar no seu livro preferido.



  

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

12.ª EDIÇÃO DO «PARES DA LEITURA» HOMENAGEIA SOPHIA

A 6 de novembro de 2019 cumpriram-se 100 anos do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen. A equipa da biblioteca escolar e o departamento de línguas quiseram associar-se às comemorações do seu centenário e selecionaram duas obras de Sophia para a 1.ª fase do Concurso «Pares da Leitura», que teve lugar no passado dia 7 de fevereiro, no auditório da Escola Básica Manuel do Nascimento. A Árvore foi o livro indicado para os alunos; aos adultos coube a leitura da obra O Cavaleiro da Dinamarca.
Cinquenta e quatro leitores compareceram a concurso, agrupados em equipas de dois elementos: um aluno do 2.º ciclo e um adulto convidado (catorze mães, três pais, um tio, duas tias, duas avós, duas amigas e três funcionárias da escola) para realizarem uma prova escrita sobre as obras lidas, com exercícios Verdadeiro/Falso, Escolha Múltipla e Frase Lacunar.
Os resultados das provas suplantaram as expetativas e a grande maioria dos participantes obteve uma pontuação superior a 30 pontos, num total de 40 pontos possíveis. 


Alunos durante a realização da prova

Adultos durante a realização da prova

Na sequência destas provas, foram apurados dez pares que passaram à 2.ª fase, a final, que terá lugar no dia 27 de março, às 20h30. Para esta fase, os alunos terão de ler a obra Os Ciganos, de Sophia de Mello Breyner Andresen e Pedro Sousa Tavares, e os adultos, Maria Moisés de Camilo Castelo Branco.

Pares finalistas, ao fundo

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

CHEGAR À RÁDIO PELA MÃO DA IRMÃ MAIS VELHA

A Carolina Morais é uma presença assídua na nossa rubrica de leitura «Um Livro por Semana». Ela até já participou num programa da Rádio Renascença, em direto, a partir da Feira do Livro de Lisboa, aquando da divulgação dos livros vencedores da 2.ª edição de «Miúdos a votos: quais os livros mais fixes?».
Esta paixão pela rádio e o seu gosto pela leitura são características que a Carolina gostava de transmitir ao seu irmão mais novo, o Duarte Morais, que está no 5.º ano. Com este intuito, a Carolina propôs à equipa da biblioteca a organização de uma sessão de «Um Livro por Semana» com dois leitores e dois livros diferentes: ela apresentaria o livro Uma Questão de Cor, de Ana Saldanha, que está a preparar para a campanha de «Miúdos a votos», e o irmão assumiria a responsabilidade de apresentar A Árvore, de Sophia de Mello Breyner Andresen.
Como é óbvio, uma proposta destas não podia ser recusada! E o resultado foi fantástico! Apesar do nervosismo e do receio das primeiras experiências, o Duarte cumpriu a sua missão com distinção, sob o olhar protetor da irmã, que, por sua vez, deixou no ar uma interessante reflexão sobre a problemática do racismo.






segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

«MIÚDOS A VOTOS»: CAMPANHA JÁ MEXE!

Começou, hoje, a campanha de «Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?». Os grupos estão a dar tudo por tudo para concluírem os materiais e começarem a conquistar adeptos, mas, até ao dia 13 de março, ainda há muito trabalho para fazer!



3.º DESAFIO DE ESCRITA

O Dia de São Valentim, ou melhor, o Dia dos Namorados está quase, quase a chegar.
O desafio do mês de fevereiro está, por isso, relacionado com este dia TÃO IMPORTANTE!

É um desafio aberto a todos os leitores deste blogue, dos 6 aos 90 anos (ou mais).
Basta, apenas, uma pitada de paixão e uma boa dose de imaginação.
Prontos?

O desafio é o seguinte:
Escreve um bilhete de amor, sem usares a letra a.

Publica o teu texto no espaço «comentários». Não te esqueças de indicar o teu nome, ano e turma.