sábado, 8 de junho de 2019

QUANDO A ESCOLA NÃO VAI AO TEATRO, VEM O TEATRO À ESCOLA!

No passado dia 21 de maio, a Companhia Profissional de Teatro EDUCA deslocou-se à Escola Básica Manuel do Nascimneto para a representação das peças O Príncipe Nabo, de Ilse Losa, e Aquilo que os olhos veem ou o Adamastor, de Manuel António Pina, obras que constam  das Aprendizagens Essenciais de Português do 5.º e do 8.º ano, respetivamente.


Às 10h30, foi a vez de os alunos do 5.º ano descobrirem se o Príncipe Nabo tinha muitas pretendentes. Com uma adaptação que tornou a compreensão da obra mais acessível sem a desvirtuar, esta encenação foi uma prova de que a diversão e a pedagogia podem andar de mãos dadas.

Às 13h25, os alunos do 8.º ano foram transportados para o ambiente da peça Aquilo que os olhos veem ou o Adamastor, cuja ação decorre em 1501, a bordo de uma caravela de Pedro Álvares Cabral, perto do Cabo das Tormentas, onde o náufrago Manuel conta a história fantástica do seu “encontro” com o temível Adamastor. Realidade ou ilusão? As gargalhadas que se fizeram ouvir no auditório foram bem reais e genuínas. À saída da peça, um dos comentários mais ouvidos foi “Nunca pensei que fosse rir tanto!”. Os alunos destacaram a mestria dos atores, a interação com a assistência e a excelente adaptação da peça, que incluiu diálogos hilariantes e danças atuais.

Estas atividades, planeadas pela Biblioteca Escolar em parceria com os professores de Português e que contam com o patrocínio da Câmara Municipal de Monchique, são essenciais à formação dos jovens, não só por contribuírem para uma melhor compreensão das obras, mas principalmente por suscitarem novos hábitos e interesses culturais, neste caso, o gosto pelo teatro.
 
                                                                      Autoria do texto: Professora Marília Alfredo

Sem comentários: