sexta-feira, 31 de maio de 2019

FALAR DE LEITURA COMO GENTE GRANDE

Às vezes, é difícil escolher apenas um livro para apresentar na Rádio Foia.
Este problema só se coloca, obviamente, aos nossos melhores leitores e, nesta situação, o melhor, mesmo, é falar de todos os livros que nos deixaram indecisos. E foi precisamente isso que se passou com a Beatriz Morales. Compreende-se porquê: foi a nossa finalista do 3.º ciclo na fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, cuja participação implicava a leitura da obra Os da Minha Rua, de Ondjaki; foi a nossa representante no Concurso «Momentos de Leitura», onde fez a leitura expressiva de um excerto da obra Os Vagabundos dos Telhados, de Katherine Rundel; ficou deslumbrada com duas obras que leu para a atividade «À Roda dos Livros»: A Cidades dos Deuses Selvagens, de Isabel Allende, e O Mandarim, de Eça de Queirós. 
A preferência por estas duas últimas obras foi bem evidente ao longo da apresentação: a emoção com que abordou as vivências de Alexandre Cold na sua expedição à Amazónia estava também presente na referência ao enigmático toque de campainha que ditou a morte de um velho, mas riquíssimo, mandarim chinês.
A leitura, no entanto, voltou a centrar-se na obra de Katherine Rundel, e a Beatriz presenteou os ouvintes com uma excelente leitura do excerto que lera no concurso, comprovando que foi uma candidata à altura do desafio.





Sem comentários: