segunda-feira, 6 de maio de 2019

«A FADA ORIANA» TODA EM POUCO MAIS DE MEIA HORA

Quem não conhece A Fada Oriana perdeu uma excelente oportunidade de, em pouco mais de meia hora, ficar a conhecer, na íntegra, esta magnífica obra de Sophia de Mello Breyner Andresen.
Na última edição de Um Livro por Semana, que foi para o ar no dia 2 de maio, a Lara Jaime e a Maria Xavier Gouveia, ambas da turma B do 5.º ano, fizeram uma apresentação irrepreensível desta obra, que acabaram de estudar nas aulas de Português.

A Lara Jaime começou por ler o primeiro capítulo, «Oriana», apresentando-nos a personagem principal - uma fada boa.

Não havendo tempo para a leitura integral do livro, a Lara revelou-nos uma parte significativa da história com o seguinte resumo:
A personagem principal desta história é uma fada chamada Oriana, que tomava conta de uma floresta, tarefa esta que lhe tinha sido dada pela Rainha das Fadas.
Ela cuidava das plantas, dos animais e dos homens, mas tinha uma atenção especial por uma velhinha, que vivia sozinha na floresta, ajudando-a em várias tarefas.
Certo dia, Oriana aproximou-se do rio e viu um peixe que estava quase a morrer fora de água. Quando foi colocá-lo na água, viu a sua imagem refletida e ficou deslumbrada com a sua beleza.
A partir de então, ficou muito vaidosa, deixou de cuidar da floresta e acabou por se esquecer completamente da velhinha.
Quando a Rainha das Fadas viu o abandono da floresta, ficou muito zangada, castigou Oriana e tirou-lhe as suas asas e a varinha de condão.
Oriana ficou muito triste. A Rainha das Fadas disse-lhe, então, que só lhe devolveria as asas e a varinha de condão quando ela fizesse alguma ação que o justificasse.
Passado algum tempo, Oriana viu a velhinha, muito cansada e quase cega, a caminhar em direção a um abismo. Oriana correu, correu…

Satisfazendo a curiosidade dos ouvintes, que queriam, certamente, ficar a saber o desfecho da história, a Maria fez, então, uma excelente leitura do último capítulo, intitulado «O Abismo».


Será que Oriana conseguiu salvar a velhinha?
Terá ela recuperado as suas asas e a sua varinha de condão?

Pois... Quem não acompanhou o programa terá, agora, de ler este último capítulo para descobrir o que aconteceu.
Mas o melhor é ... aproveitar a oportunidade e ler toda a obra. Vai valer a pena!

Sem comentários: