terça-feira, 18 de junho de 2019

POESIA, ASTRONOMIA E ENGENHARIA AEROESPACIAL NA RECEÇÃO AO 4.º ANO

Os alunos do 4.º ano das escolas do concelho de Monchique vieram conhecer a escola que os vai acolher no próximo ano letivo e, como não podia deixar de ser, a biblioteca escolar fez parte do roteiro da visita.
Aqui, porém, esperava-os uma tarefa inimaginável: projetar e construir um sistema de aterragem para uma frágil e delicada sonda espacial (um magnífico ovo de galinha), que a protegesse do embate com o solo, ao ser lançada de uma altura de dois metros.

Tudo começou, calma e descontraidamente, com a reconstituição dos poemas «O Astrónomo» e «Vaivém», de Jorge Sousa Braga (in Pó de Estrelas) e, depois de uma curiosa troca de ideias sobre astronomia, seguiu-se uma animada leitura a várias vozes de cada um dos poemas.

Os alunos assumiram, então, o papel de engenheiros aeroespaciais e os grupos, orientados por um colega do 7.º ano, dedicaram-se à construção de um «sólido e consistente» projeto, dispondo de uma verba de 50 milhões de euros para aquisição dos mais «requintados» materiais: algodão em bolas, esferovite, copos de plástico, paus para espetada, balões, folhas de papel, sacos de lixo, papel de alumínio...









Infelizmente, a maioria das sondas não resistiu ao embate no solo. Registaram-se, no entanto, duas aterragens perfeitas, sem qualquer dano nas sondas, e ligeiros prejuízos numa terceira sonda.

Sem comentários: