segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

LEITURAS DE ENCANTAR EM PORTUGUÊS E NÃO SÓ!

«Um livro por semana» é uma rubrica semanal de leitura que resulta de uma parceria entre o Agrupamento de Escolas de Monchique e a Rádio Foia.
Todas as semanas, é apresentado um livro aos ouvintes da nossa estação local, tarefa que é assumida por um aluno, por um grupo de alunos ou por outros elementos da comunidade escolar.
A leitura da obra ou de um excerto da obra é imprescindível. Por isso, a participação nesta rubrica exige responsabilidade, empenho e muito trabalho para que o resultado seja o melhor possível.
Ao longo dos anos, fomo-nos habituando a participações irrepreensíveis, mas, ainda assim, continuamos a ser surpreendidos pelas prestações de alguns alunos.

O mês de fevereiro trouxe-nos uma novidade: pela primeira vez na história desta rubrica, a leitura fez-se em língua inglesa, com duas alunas do 3.º ano da Escola EB1 N.º 2 (a Lia Marques e a Sofia Duarte) a apresentarem a obra The Gruffalo, com uma desenvoltura, uma correção linguística e um «british accent» de fazer inveja e que deixaram a jornalista Idalete Marques estupefacta.


Seguiu-se outra dupla de meninas, do 2.º ano da mesma escola, formada pela Margarida António e pela Matilde Messia, que se estrearam na Rádio Foia com a obra O elefante cor-de-rosa, de Luísa Dacosta. Apesar de terem apenas sete anos, as duas meninas estavam muito bem preparadas e começaram por apresentar um resumo da obra, deixando bem claro que esta é uma história de sonho e fantasia, que aborda valores importantes como a amizade, a solidariedade e a entreajuda. A leitura que se seguiu foi simplesmente encantadora, tornando ainda mais cor-de-rosa a obra de Luísa Dacosta.


E as leituras de encantar continuaram na semana seguinte, com mais duas meninas, a Lisa Ferreira e a Tatiana Duarte, do 3.º ano, a partilharem a leitura da obra A Fadinha do Lago, de Teresa Lobato de Faria, com os ouvintes da rádio local. Ansiosas com a sua estreia aos microfones, as duas meninas fizeram questão de justificar a sua escolha, salientando que esta é uma história que nos ajuda «a lidar com a responsabilidade». E responsabilidade foi o que não faltou a estas pequenas grandes leitoras cuja leitura foi colhendo olhares de aprovação dos adultos que estavam no estúdio.
No final, a Lisa acabou por dar razão ao tal colega que lhe dissera: «Quando fores à rádio, já não queres outra coisa!».


Sem comentários: