terça-feira, 27 de maio de 2014

HISTÓRIAS E HISTÓRIA AOS MICROFONES DA RÁDIO FOIA

As últimas edições de "Um livro por semana" foram dinamizadas por três alunos do 4.º ano da Escola EB 1 n.º 2 para quem ler em direto, aos microfones da Rádio Foia, parece ser uma tarefa facílima. Três leitores, três obras diferentes, três excelentes leituras!
A Mariana Duarte, que, no passado dia quatro de maio, representou o concelho de Monchique no concurso "Momentos de Leitura", lendo um excerto da obra O Beijo da Palavrinha,  quis partilhar com os ouvintes da nossa rádio local esta magnífica história de Mia Couto e presenteou-nos com uma emocionante leitura de todo o texto.

A Sara Silva optou por A maior flor do Mundo, de José Saramago, e deu-nos a conhecer uma história infantil do nosso Prémio Nobel da Literatura, que põe em evidência o valor da solidariedade e da entreajuda. Com uma leitura fluente e expressiva, a Sara chegou, seguramente, ao coração dos ouvintes, que percebem, a cada semana, que os leitores não se medem aos palmos!


O Leonardo Silva preferiu dar-nos uma lição de História e levou-nos numa fantástica viagem até ao século XII, com a obra Nasce uma Nação da coleção Portugal: 10 Séculos, 10 Histórias. 
Muito interessado pelas histórias da História, o Leonardo descobriu este livro da Biblioteca Escolar na véspera da sua ida à Rádio Foia e decidiu imediatamente que esta seria a obra que iria partilhar com os ouvintes. A sua leitura expressiva, rápida e entoada, reforçada pelos esclarecimentos que foi dando a pedido da jornalista Idalete Marques, transformou a nossa rubrica semanal numa excecional aula de História de Portugal.


Sem comentários: