sexta-feira, 16 de maio de 2014

ALUNOS DO 5.º B ESTIVERAM À CONVERSA COM LUÍSA DUCLA SOARES

Fotografia: Colégio do Rio
 
No passado dia 28 de abril, os alunos da turma B do 5.º ano tiveram o privilégio de poder participar num encontro com a escritora Luísa Ducla Soares, no Colégio do Rio, em Portimão. Com um discurso cativante e sempre muito atenciosa, a escritora respondeu a todas as perguntas dos alunos e, quando questionada se tinha frequentado alguma escola para ser escritora, respondeu: "A verdadeira escola de uma escritora é uma biblioteca. É lermos os outros." Acrescentou ainda que "a escrita tem 10% de inspiração e 90% de trabalho".
As diversificadas e interessantes questões dos alunos levaram a autora a falar das suas preferências literárias, referindo que gosta de ler muitos autores, embora tenha destacado Fernando Pessoa, António Torrado e Alice Vieira. A Menina do Mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen, também mereceu um destaque especial como uma das suas obras preferidas.
Ficámos ainda a saber que, no que diz respeito a flores, a sua predileção vai para a papoila,  que considera a verdadeira flor da liberdade.
Ora é precisamente essa a flor que aparece no título do primeiro livro  para crianças de Luísa Ducla Soares, A História da Papoila, publicado pela primeira vez em 1972.
Foi, portanto, um grato prazer podermos receber um autógrafo da escritora numa edição recente desta obra, editada pela Soregra Editores, que conta com ilustrações de Sandra Abafa.
 
Os alunos do 5.º B e as professoras que os acompanharam agradecem a todos os que tornaram possível esta oportunidade: Direção e professores do Colégio do Rio em Portimão, Bibliotecária Municipal de Monchique - Dra. Isabel Louro, e representante da Soregra Editores.
 

1 comentário:

Anónimo disse...

foi bom estar a falar com uma escritora tão popular adorei esta esperiencia



Joana Lopes