segunda-feira, 5 de maio de 2014

«O PRÍNCIPE FELIZ» E OUTRAS LEITURAS NA RÁDIO FOIA

Recomendado nas Metas Curriculares de Português para o 4.º ano de escolaridade, «O Príncipe Feliz», de Oscar Wilde, foi o conto escolhido pelo Mário Alves nesta sua terceira participação na rubrica «Um Livro por Semana». E se nos anos anteriores o Mário já nos tinha habituado a leituras surpreendentes, desta vez deixou-nos com a lágrima ao canto do olho, embalados pela magnifica história que começa assim:
«Lá ao cimo da cidade, numa coluna muito alta, estava a estátua do Príncipe Feliz. Estava coberto com finas folhas de ouro maciço, tinha duas brilhantes safiras como olhos e um enorme rubi vermelho brilhava no cabo da sua espada».
A jornalista Idalete Marques, encantada com a correção da leitura e deliciada com a delicadeza da história do príncipe-estátua e de uma andorinha sonhadora que o foi ajudando a resolver problemas dos mais necessitados,  distribuindo e repartindo  tudo o que havia de valor a cobrir o seu corpo, deixou que a leitura se prolongasse muito mais do que é hábito e, apercebendo-se da extensão do texto, pediu ao nosso jovem leitor que lhe revelasse o desfecho da história, tarefa que foi prontamente desempenhada, com rigor e precisão. 
 
 
Há algumas semanas atrás, a leitura centrou-se na coleção Harry Potter, da escritora britânica J. K. Rowling, com o Pedro Dinis e o Pedro Páscoa, da turma B do 6.º ano, a conduzirem-nos até ao fantástico mundo da magia. Grandes apreciadores desta série de aventuras, que já conta com sete volumes, os dois jovens explicaram que grande parte da ação se passa na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e puseram o auditório a par dos conflitos entre Harry Potter e Lord Voldemort. 

 
 
Em dia de aniversário, a Maria Gervásio teve a oportunidade de acompanhar os seus colegas à Rádio Foia, mas a sua leitura baseou-se no primeiro exemplar da coleção 7 Irmãos, de Maria João Lopo de Carvalho e Margarida Fonseca Santos.
 

Sem comentários: