quarta-feira, 21 de setembro de 2022

«LER+ PARA VENCER» CONTINUA A PROMOVER A LEITURA

Visando a promoção da leitura na entrada de um novo ciclo de escolaridade, a atividade «Ler+ para Vencer» continua a marcar o início das atividades letivas no Agrupamento de Escolas de Monchique, consistindo na oferta de um livro a todos os alunos que ingressam no 1.º e no 5.º ano.

Esta iniciativa, implementada em 2009/2010  e 2010/2011 pelo Plano Nacional de Leitura, tem sido assegurada, desde então, graças a uma parceria entre a biblioteca escolar e a Junta de Freguesia de Monchique, entidade que garante a aquisição de todas as obras que são oferecidas aos alunos.

No corrente ano letivo, os alunos do 1.º ano puderam selecionar um dos seguintes títulos:
- O Cão e o Gato, de António Torrado, com ilustrações de André Letria;
- O Voo do Golfinho, de Ondjaki, com ilustrações de Danuta Wojciechowska;
- Pirilampos e Estrelas, de António Torrado, com ilustrações de Yara Kono;
- Parece um Pássaro, de David Machado, com ilustrações de Gonçalo Viana.


Alegria, entusiasmo e vontade de aprender a ler foram os sentimentos demonstrados, logo no primeiro dia de aulas, pelos nossos alunos mais pequeninos, emoções que foram testemunhadas (e partilhadas) pelas professoras titulares das turmas (Ana Marques e Catarina Couto), por alguns encarregados de educação, pela diretora e pela subdiretora do Agrupamento e pelo presidente da Junta de Freguesia.







Para os alunos do 5.º ano, manteve-se a obra A Cavalo no Tempo, de Luísa Ducla Soares, um livro de poesia, que cativou, de imediato, os alunos, as professoras presentes (Débora Boto e Vânia Magalhães) e, inclusivamente, o presidente da Junta de Freguesia de Monchique. Convidados, pela professora bibliotecária, a ler um dos poemas desta obra, os adultos presentes aderiram, sem quaisquer reservas, ao desafio, que serviu de motivação para a leitura de vários poemas pelos alunos.
E houve poesia, boa poesia, e excelentes leituras na biblioteca!







Sem comentários: