sexta-feira, 13 de novembro de 2020

ESCRIT@TOP. COM - QUATRO MINICONTOS, QUATRO GRANDES QUADROS


Pierre-Auguste Renoir, Criança com gato, 1887 


       Outrora havia uma muher que tinha um gato. Ele chamava-se Benny.
     O gato Benny ia todos os dias visitar uma árvore, mas a mulher não entendia o porquê de ele fazer isso. Ela não perdeu tempo e resolveu investigar. Certo dia, reparou em duas marcas de garras na árvore, feitas aparentemente por dois gatos diferentes. Eram marcas que Benny e o seu irmão tinham feito antes de se separarem. Era essa a razão de Benny ir lá todos os dias, à espera que o seu irmão um dia viesse.
          Pedro Afonso Alves, 8.º A, n.º 15.


Miz Zhen, O gato negro, séc. XVIII


    Outrora havia uma árvore, tão grande que nem o topo se via. Cada galho tinha uma flor, branca e muito delicada. Lá ao lado, sentada, numa velha cadeira de madeira, estava uma mulher, com o seu gato grande e gordo ao colo. A mulher, com um ar cansado, ia-se lamentando enquanto cantava uma bela música.
Filipa Reis Marques, 9.º B, n.º 7.


Marc Chagall, O poeta, 1949-50


    Outrora havia uma mulher cuja maior parte dos anos de vida tinham sido num horrível e aterrorizante cenário de guerra. Num dos muitos dias em que a sua aldeia era bombardeada, a mulher percebeu que era a única pessoa com vida.
    Ao tentar fugir daquele cenário de guerra ela reparou num gato que se encontrava em cima de uma árvore em chamas. Sem pensar, a mulher subiu à árvore e foi ter com o gato, mas quando olhou de novo para o chão reparou que era tarde demais para descer. Por isso abraçou o gato, sorriu e fechou os olhos.
Matilde Isabel Lourenço, 9.º A, n.º 12.

Bart van der Leck, O gato, 1914


    Outrora havia uma mulher solitária e triste, mas não tão sozinha assim era ela e o seu gato. Todos os dias ficavam os dois sentados, sempre a olhar para a janela. A mulher olhava para a árvore que plantara quando tinha cinco anos. Tinha-a visto crescer, desde que dera o seu primeiro fruto até hoje. Agora a mulher e a árvore estão velhas, a mulher pouco faz e a árvore já nem dá frutos. Mas continuam a ter uma amizade incrível.
Miguel Nunes Ramos, 9.ºA, n.º 14.

2 comentários:

Unknown disse...

Maravilha a todos Pedro Alves, Filipa Marques, Matilde Lourenço e Miguel Ramos... bonitos textos... será que o desafio incluía árvore, mulher e gato?... em matemática dir-se-ia fator comum... estendo as felicitações à grande professora Natividade e à Paula pela atividade... é um orgulho andar por estas bandas... João Cristina.

Biblioteclando disse...

Obrigada pelo comentário, professor João Cristina.
E está certíssimo: o desafio era o seguinte:

Imagina um mini conto, ou seja, um pequeno conto, com o máximo de 100 palavras.
Esse conto começa assim:
Outrora havia...

Nesse miniconto deves usar, obrigatoriamente, as palavras mulher, gato e árvore.