quarta-feira, 28 de outubro de 2020

ESCRIT@TOP.COM - O ENSINO À DISTÂNCIA II

 Texto de opinião - O ensino à distância


            O ensino à distância é uma metodologia um pouco diferente. Eu, como aluna, vi algumas desvantagens e também algumas vantagens nessa modalidade de aprendizagem.

Na minha opinião, nós, alunos, conseguimo-nos adaptar razoavelmente, no entanto, tivemos mais dificuldades na compreensão da matéria, porque trabalhar a partir de um ecrã não é a mesma coisa que estar presencialmente na sala a interagir. Nós também estávamos sobrecarregados, pois a maioria dos professores optava por dar as suas aulas de forma assíncrona e isso fazia com que nós tivéssemos muitos trabalhos e na maioria das vezes tínhamos de os entregar todos no mesmo dia. Também acho que com este método de ensino peculiar, para os alunos da minha escola, a participação diminuiu drasticamente, porque os alunos tinham vergonha.

Mas este ensino também nos permitiu viver uma experiência nova, permitiu-nos crescer enquanto pessoas, fez-nos perceber que estar em casa é bom, mas que temos de socializar e conviver, e que a liberdade tem de ser valorizada. Com tudo isso, o ensino à distância também nos permitiu melhorar o nosso comportamento em sala de aula, já que nós estávamos sozinhos e não tínhamos ninguém com quem conversar.

Concluindo, o ensino à distância permitiu-nos ver e viver uma era da história que poucas pessoas viveram e que trabalhar em casa não é tão bom quanto parece. Ao estar longe da escola também percebi que a interação entre aluno professor, professor aluno, é muito importante para a nossa aprendizagem.

Autora do texto: Matilde Duarte - 9.º A

   

1 comentário:

Unknown disse...

Boa Matilde Duarte... muito bem dito... escrito, acabei de comentar o texto da tua colega Beatriz, e só posso acrescentar que é um orgulho e um privilégio, ter a possibilidade de conviver convosco... jovens repletos de capacidades e tão bem utilizadas... parabéns e continuem... realizadas, felizes... João Cristina.