segunda-feira, 29 de junho de 2020

À RODA DOS LIVROS: ATIVIDADE REINVENTADA PARA A MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA

A atividade «À Roda dos Livros» é, provavelmente, uma das principais estratégias para promover a leitura junto dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos no Agrupamento de Escolas de Monchique, contribuindo, também, inquestionavelmente, para o desenvolvimento das competências associadas ao domínio da oralidade.


Com o encerramento das escolas, esta atividade, que reúne todos os alunos de uma turma na biblioteca escolar para aí partilharem as suas leituras, tornou-se, obviamente, inexequível.
No entanto, os professores demonstraram, ao longo do 3.º período, uma capacidade extraordinária para se adaptarem a uma nova modalidade de ensino a distância e souberam ultrapassar barreiras, adequar estratégias e reinventar atividades. «À Roda dos Livros» viu-se também reinventada, com surpreendente sucesso, pelas professoras Filipa Batista e Marília Alfredo, que convidaram os alunos a dar continuidade à atividade, gravando a apresentação de um livro, a qual pode, posteriormente, ser partilhada com a turma, nomeadamente com recurso a QR Code.

Para ouvir a apresentação da Mariana Santos, da turma C do 9.º ano, sobre a obra O Tatuador de Auschwitzclique aqui.


1 comentário:

Eduardo Duarte disse...

Parabéns, Mariana! Deixaste um padrinho muito orgulhoso com a tua excelente análise! Vou guardar as tuas palavras nos ouvidos para quando ler este livro.